×
Loading ...

Tratamento da bexiga natatória em peixes dourados

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora todos os peixes possam ter problemas na bexiga natatória, esses distúrbios ocorrem mais comumente em peixinhos dourados como Orandas, Fantails e Telescópios Negros. Em peixes de corpo pequeno, a forma do corpo predispõe à condição. Os peixes dourados podem viver vários meses com o problema de bexiga natatória, mas podem ser tratados e o cuidado extra reduz as chances de contrair a doença.

Alguns peixes dourados sofrem com problemas na bexiga natatória (goldfish abstract image by Ken Marshall from Fotolia.com)

Fatos

A maioria dos peixes tem bexiga natatória, também chamada de bexiga de ar. Trata-se de parte do sistema digestivo, que contém oxigênio ou gás, e que permite que o peixe suba ou mergulhe com facilidade na água. Os problemas surgem quando o sistema digestivo fica bloqueado com comida, por tumores ou outros crescimentos.

Loading...

Identificação

Pode-se facilmente ver quando um peixinho passa pela angústia relacionada a um problema de bexiga natatória. Esse peixe pode ficar no fundo do aquário e terá dificuldade para subir à superfície para se alimentar. Outros apresentam padrões de nado erráticos e tortos, flutuam de cabeça para baixo ou de lado.

Causa

O peixe dourado criado para pet shops vive primeiramente em lagoas, onde tem uma dieta natural. Quando introduzidos em aquários domésticos e alimentados com comida comercial, os problemas podem surgir a partir da mudança na dieta, conforme os novos alimentos bloqueiam os intestinos do peixe. Suplementar o alimento comercial com camarão de água salgada congelado, disponível em muitos pet shops, pode ajudar. Se a causa for um tumor, cisto ou outro crescimento, os veterinários podem realizar procedimentos cirúrgicos para acabar com o bloqueio. Nem todos os donos de peixes dourados podem seguir esse caminho mais caro, no entanto.

Prevenção/Solução

Em casos de problemas de bexiga natatória causados ​​por alimentos, os donos podem trocar 50% da água do aquário por água fresca na mesma temperatura e sem muitos nitratos (Os pet shops vendem kits de teste simples e baratos para verificar se há nitratos.) Pare de alimentar o peixinho afetado por dois ou três dias, dando a ele a oportunidade de limpar seu próprio sistema. De forma geral, melhore a dieta do peixe.

Visão do especialista

Ervilhas congeladas também podem ajudar, diz o veterinário Douglas H. Thamm. Amasse algumas ervilhas descongeladas (ou feijão ou abobrinha) e alimente o peixinho. Remova todos os vegetais não consumidos do tanque. Tome cuidado para não alimentar excessivamente o seu peixinho e forneça alimento suficiente para ele comer em poucos minutos. Alimentos que se depositam no fundo afetam a água ou fazem o animal comer demais, o que contribui para os problemas na bexiga natatória.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...