Tratamento caseiro para diarreia em crianças

Escrito por mindy carpenter | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento caseiro para diarreia em crianças
Normalmente a dirreia leve pode ser tratada em casa (sick, ill, little girl image by Natalja from Fotolia.com)

Diarreia é muito comum em crianças. Existem muitas causas para esse problema, incluindo mudança de dieta, muito suco de frutas ou fibras, dentição, efeito secundário de antibióticos ou de infecções virais. Enquanto um caso crônico de diarreia pode precisar de tratamento médico, os casos mais leves podem ser tratados em casa.

Outras pessoas estão lendo

Significância

A diarreia é o método natural pelo qual o corpo libera as bactérias e toxinas. Por esta razão, é melhor deixá-lo correr o seu curso. Na verdade, dar medicação para parar a diarreia pode interferir com o processo de cura natural do corpo. No entanto, há coisas que podem ser feitas para ajudar seu filho a se sentir melhor e auxiliar seu corpo no processo de cura sem interferir no importante trabalho do sistema imunológico. A maneira mais importante de começar é se assegurar de que seu filho está constantemente bebendo líquidos livres de cafeína.

Viral

Dê iogurte à criança se você acha que diarreia pode ser causada por uma infecção viral. Esse alimento contém lactobacillus acidophilus, uma bactéria boa que combate as bactérias ruins naturalmente. Ela também pode ser encontrada em forma de suplemento, comprimidos mastigáveis ​infantis, líquidos com sabor de morango e pós, todos encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais.

Tratamento caseiro para diarreia em crianças
O iogurte é uma forma natural de combater diarreia viral (yaourt image by danimages from Fotolia.com)

Modificação na dieta

Modifique a dieta do seu filho para acelerar o processo de recuperação natural. Se você tem um bebê, dê alimentos como cenoura, cereais de arroz, banana, batata, iogurte e maçã. Evite dar sucos de fruta, ervilhas, peras, pêssegos, ameixas ou damascos. Se o seu filho é mais velho, ofereça alimentos como queijo, bolachas, pão, arroz e batata. Evite dar frutos ou produtos lácteos, à exceção do iogurte.

Tratamento caseiro para diarreia em crianças
Bananas podem ajudar a deixar as fezes da criança mais firmes naturalemente (bananas image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Remédios naturais

Os remédios naturais são outra opção para ajudar seu filho a se recuperar da diarreia. Tente dar uma colher de sopa de vinagre de maçã a cada hora, até que as fezes não estejam mais soltas. O vinagre não só ajuda a aliviar a diarreia, mas também repõe potássio e magnésio. Bananas, amoras e mirtilos também são remédios naturais para a diarreia. Para ajudar a aliviar intestinos irritados, adicione uma colher de sopa de alfarroba em pó ao molho de maçã ou iogurte. Beber chá de amora silvestre ou de gengibre também pode trazer alívio. Finalmente, aplique uma bolsa de água quente ao abdômen de seu filho se ele se queixa de dores.

Considerações

Se os remédios naturais não funcionarem, você pode, eventualmente, tentar uma medicação de farmácia. Pepto Bismol e Kaopectate ajudam a parar a diarreia, controlar cólicas e aliviar a dor e as contrações abdominais. Estes dois medicamentos contêm aspirina, o que pode causar a Síndrome de Reye se dado a uma criança com gripe ou catapora. Por esta razão, não dê nenhuma medicação para uma criança com menos de 16 anos de idade. Siga as instruções de dosagem do rótulo.

Precauções

A diarreia pode levar rapidamente à desidratação, especialmente em crianças, e isso pode ser perigoso ou mesmo fatal. Dê ao seu filho uma bebida eletrolítica para ajudar na prevenção da desidratação. Entre em contato com seu médico se algum dos sinais de alerta aparecer: não urinar (sem fraldas molhadas), choro sem lágrimas, a pele perde a elasticidade, boca seca, fontanela afundada, letargia ou apatia. Você também deve procurar ajuda médica se a diarreia durar mais de uma semana, se houver dor abdominal severa, vômito ou sangue nas fezes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível