Tratamento de compressão da artéria vertebral

Escrito por darla ferrara | Traduzido por victor almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de compressão da artéria vertebral
A coluna vertebral é de vital importância para a locomoção (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Localizada no pescoço e ramificadas para o cérebro, as duas artérias vertebrais estão paralelas à artéria carótida. Elas levam o sangue do coração para o cérebro. Algum tipo de obstrução parcial pode causar compressão nestas artérias, por vezes referida como síndrome da artéria vertebral ou a compressão da artéria vertebral. Condições que podem causar a compressão incluem o acúmulo de placas (aterosclerose) ou um defeito ou lesão na artéria. O tratamento e gerenciamento dessa doença podem melhorar a mobilidade, a saúde em geral e salvar vidas em casos futuros.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Quando um indivíduo com compressão da artéria vertebral vira a sua cabeça, faz com que a coluna vertebral seja pressionada contra algumas das artérias que fornecem o fluxo de sangue para o cérebro. Se a artéria tem um bloqueio, o resultado é uma diminuição do fluxo de sangue. Os sintomas podem incluir tontura, movimento rápido dos olhos, chamado nistagmo, e possivelmente perda súbita de consciência. Inicialmente, as condições podem ser leves. No entanto, conforme o bloqueio aumentam, eles tendem a piorar.

Tratamento com drogas

O tratamento depende da causa do bloqueio. Exames como um ultrassom e ressonância magnética devem dar ao médico uma ideia da causa e, portanto, o melhor método de tratamento. Se for determinado que o bloqueio se deve à aterosclerose, o tratamento medicamentoso pode ser apenas uma medida preventiva para evitar novas obstruções dentro de seu corpo. Drogas vasculares que melhoram a circulação sanguínea, reduzindo a constrição ou fechamento das artérias, são uma escolha. Anticoagulantes ajudarão a manter o sangue fino e movendo-se mais livremente.

Opções cirúrgicas

Em última análise, provavelmente será necessário cirurgia. Como a terapia com drogas, a cirurgia dependerá da causa subjacente à compressão. Para a aterosclerose, uma angioplastia pode ajudar. Um pequeno balão, inserido na artéria, é empurrado para cima, a fim de liberar o bloqueio parcial.

Para artérias danificadas ou com defeito, a solução é mais complicada. Imagine a artéria em seu pescoço como uma mangueira de jardim. Quando a mangueira é constantemente dobrada, um vinco se forma. Este vinco impede o bom fluxo de água passando pela mangueira. Maneiras de corrigir este problema podem incluir cortar o vinco e substitui-lo por um novo pedaço de mangueira ou, medicamente, um gráfico arterial.

Você poderia tirar a mangueira, cortá-la antes da dobra e conectá-la a uma outra mangueira. Esta seria uma solução passageira. Um cenário final pode incluir a inserção de algo para proporcionar estabilidade ao tubo, utilizando uma peça artificial para substituir a artéria danificada ou proporcionar-lhe apoio.

Mudança no estilo de vida

Uma vez que a principal causa da compressão da artéria vertebral pode ser o acúmulo de placa bacteriana, algumas mudanças de estilo de vida são necessárias para evitar maiores complicações. Uma dieta saudável, livre de colesterol e gordura, é meio caminho andado para evitar problemas com as artérias. Sua pressão arterial e os níveis de colesterol serão monitorados. O tabagismo é um fator de risco conhecido para o coração e a doença arterial, por isso, se você fuma, é hora de parar. O médico pode dar-lhe um plano para melhorar sua rotina de exercícios. Qualquer exercício deve ser seguir a recomendação do seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível