Tratamento para doenças renais em gado

Escrito por kimberly sharpe Google | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para doenças renais em gado
A doença do rim polposo pode matar repentinamente os animais (cow image by pearlguy from Fotolia.com)

As doenças renais em gado, geralmente chamadas de doença do rim polposo (enterotoxemias), ocorrem devido à ação de bactérias do tipo Clostridium. Essas bactérias existem naturalmente nos estômagos de animais ruminantes. Infelizmente, elas se multiplicam rapidamente e podem ser absorvidas através do trato intestinal do animal. Frequentemente, esse tipo de intoxicação afeta a saúde de gado bovino, cabras e ovelhas rapidamente. O tratamento contra a doença é indispensável para evitar a morte do animal.

Outras pessoas estão lendo

Ocorrência

A comida se deslocando pelo intestino do gado no ritmo normal mantém as bactérias tóxicas sob controle. Se a velocidade da digestão do animal for diminuída ou interrompida, o número de bactérias se multiplica, aumentando o nível das toxinas que serão absorvidas pelo sistema sanguíneo do gado. Conforme as bactérias se espalham pelo sistema sanguíneo, elas danificam os vasos condutores e podem inclusive causar danos aos cérebro do animal, segundo o site Smallstock in Development. A necropsia dos animais comprova os rins esbranquiçados e inchados com coágulos. Os rins sofrem o maior dano, pois são os órgãos responsáveis pela filtragem e eliminação das toxinas do sangue.

Causas

A digestão desses animais é geralmente mais devagar quando o animal passa por uma mudança repentina na sua dieta. Bezerros apresentam uma maior chance a apresentarem a doença devido à forma veloz como comem. Uma mudança para um pasto melhorado também pode causar esse tipo de ocorrência. Uma dieta à base de grãos também pode reduzir a velocidade da digestão do gado.

Sintomas

Em muitos casos, o animal morre sem apresentar nenhum sintoma. De acordo com o Agricultural Reaserch and Development of South Africa, um animal infectado não demonstra os sintomas e geralmente sofrerá uma série de convulsões imprevisíveis. O animal também pode apresentar um comportamento agitado e sem coordenação.

Diagnóstico

O diagnóstico desse tipo de doença é difícil. Um veterinário terá que avaliar a condição física completa do gado para determinar se existe algum traço da doença. A necropsia é altamente indicada para qualquer animal que morreu repentinamente sem apresentar nenhum sintoma.

Tratamento e prevenção

O tratamento pode ser um tanto caro, então algumas vezes os animais valiosos são salvos apenas se os sintomas forem identificados no começo da doença. Antibióticos e o remédio contra a doença do rim polposo geralmente conseguem salvar o animal. A prevenção pode ser feita através de duas doses de vacinas que ajudam a imunidade do animal. As injeções devem ser aplicadas com um intervalo de quatro a seis semanas. Uma dose adicional a cada três meses será necessária, segundo o site da Pfizer Animal Health.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível