Tratamento de erupções nas costas do Dachshund

Escrito por jean rabe | Traduzido por camila marques dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de erupções nas costas do Dachshund
Alguns dachshunds estão propensos a erupções cutâneas (daschund dog image by Sergey Kolesnikov from Fotolia.com)

Os cães Dachshund possuem pelagem de lisa a dura e apresentam erupções cutâneas de tempos em tempos. As causas são alérgicas, hereditárias ou até mesmo doenças. O veterinário pode determinar a causa e a melhor opção de tratamento, mas os donos podem lidar com alguns problemas por conta própria, com um pouco de observação, lendo e praticando alguns cuidados.

Outras pessoas estão lendo

Acantose nigricans

Um tipo de erupção chamado acantose nigricans é uma doença causada por um aumento de melanina. Embora ela possa afetar várias raças de cães, sua principal forma aparece quase que exclusivamente nos dachshunds. As lesões tendem a ser mais escuras que a pele do cão e possuir textura aveludada. Essa erupção aparece na parte traseira, mas pode aparecer também na região do pescoço e na barriga do cão. A causa exata da acantose nigricans é desconhecida, mas ela pode ser uma doença genética (hereditária).

Apesar, da causa exata dessa doença de pele ser difícil de identificar, ela pode ser um sinal de que o cão possua alto nível de insulina no sangue. Os cães diabéticos ou obesos podem estar mais inclinados à acantose nigricans. Os humanos também podem ter essa erupção.

Tratamento de erupções nas costas do Dachshund
A acantose nigricans pode ser tratada (dachshund in suitcase image by J. Nunnelly from Fotolia.com)

Tratamento para acantose nigricans

O tratamento para acantose nigricans é normalmente apenas por aparência estética. Algumas pomadas e pílulas estão disponíveis em clínicas veterinárias e pet shops. Se a erupção for causada por uma reação alérgica, ela poderá desaparecer com o tempo. Se ela for causada por diabetes ou obesidade, a doença deverá ser tratada. A erupção por si só não apresenta risco de vida, mas se ela for um resultado de um problema de saúde, a causa subjacente pode ser uma ameaça.

Tratamento de erupções nas costas do Dachshund
Outras erupções podem incomodar o dachshund (Interested Dachshund image by Janet Wall from Fotolia.com)

Outras erupções

A pele do cão e sua pelagem são bons indicadores de sua saúde em geral. Erupções cutâneas, manchas pruriginosas, pele seca e outras doenças semelhantes podem ser causadas por parasitas, pulgas, carrapatos, ácaros, alergias, piolhos e enfermidades. Algumas erupções cutâneas desaparecem rapidamente e geralmente indicam que o dachshund entrou em contato com algo que irritou sua pele.

Já as erupções persistentes requerem tratamento antes de se tornarem infecções. A sarna sarcópica, ou simplesmente sarna, é uma condição comum que aparece como pequenas manchas vermelhas, parecidas com picadas de insetos, muitas vezes na parte de trás e na ponta das orelhas. As picadas de pulgas também podem aparecer como erupções e são muitas vezes notadas no traseiro e nas costas do dachshund; elas se apresentam através de manchas pretas e brancas, das fezes e dos ovos de pulgas.

Tratamento de erupções nas costas do Dachshund
Alergias podem levar a erupções (game image by siloto from Fotolia.com)

Erupções causadas por alergias

Os dachshunds, como outros cães, podem ser alérgicos a vários tipos de coisas. Uma alergia a pulgas é comum e resulta em uma erupção espinhenta que se espalha pelo tronco, rabo e patas traseiras. Produtos químicos, sabonete e outras coisas com que o dachshund entra em contato podem resultar em erupções cutâneas que podem provocar queda de pelo. As coleiras antipulgas podem resultar em erupções ao redor do pescoço e nas costas, e as alergias alimentares podem surgir através de erupções vermelhas e em locais onde a pele fica escura e grossa. As clínicas veterinárias e os pet shops possuem pomadas e outros medicamentos que aliviam esses problemas.

Tratamento de erupções nas costas do Dachshund
Os hormônios podem ser responsáveis por uma erupção cutânea (chien image by valpictures from Fotolia.com)

Erupções induzidas por hormônios

Alguns dachshunds sofrem de hipotireoidismo, uma deficiência na tireoide, que pode se apresentar através de manchas nos pelos do pescoço e das costas. Uma fêmea de dachshund com deficiência de estrogênio apresenta algumas manchas, uma camada de pele um pouco mais fina, o que incomoda principalmente se ela for castrada. Bactérias, fungos ou infecções também podem se manifestar em erupções, e o tratamento dessa condição depende da causa.

Tratamento de erupções nas costas do Dachshund
O tratamento das erupções depende da causa do problema (teckel image by valpictures from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível