Mais
×

Tratamento natural caseiro para a desintoxicação dos pés

Atualizado em 23 março, 2017

Nas sociedades modernas, as pessoas são bombardeadas com toxinas através da ingestão de químicos, da água e pela poluição do ar. Os programas de desintoxicação vendidos estão disponíveis para a limpeza interna e externa do corpo. Um método popular de desintoxicação do corpo é aplicando compressas de ervas nos pés. Essas compressas podem ser compradas ou podem ser feitas por você mesma utilizando ervas.

Fazer compressas de ervas desintoxica seu corpo e também a ajuda a relaxar (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Seleção das ervas

Muitas ervas possuem propriedades desintoxicantes. Por mais que elas tradicionalmente sejam ingeridas na forma de chás e como suplementos, as ervas também têm benefícios quando aplicadas de forma tópica. Elas podem ser misturadas e aplicadas nos pés para eliminar toxinas durante o sono ou podem sofrer infusão e serem usadas como escalda-pés.

Criar uma mistura de ervas benéficas aprimora seu poder de eliminação de toxinas. Considere usar a Phytolacca por suas propriedades anti-inflamatórias, assim como por sua limpeza e purificação linfática. A Echinacea aumenta a função imune, e o alho é popular por aumentar essa mesma função e por suas propriedades benéficas ao coração.

As flores de lúpulo podem ser adicionadas à mistura para problemas de pele como a eczema e também para aliviar a tensão nervosa. A flor de lavanda ajuda no reumatismo, na neuralgia e na insônia. A folha de menta tem propriedades antissépticas e um pouco analgésicas, e também traz um aroma agradável à terapia caseira de desintoxicação.

Processo

Pegue as ervas que deseja usar para a sua compressa de ervas para os pés. Quebre as folhas e as raízes em pequenos pedaços para aproximadamente 1/4 de xícara de cada erva. Coloque a mistura em uma panela pequena. Adicione água suficiente para cobrir as ervas e leve ao fogo até que a mistura comece a ferver. Remova a panela do calor, coe e deixe esfriar.

Criar compressas de pés a partir de uma mistura de ervas pode ser feita de forma barata. No entanto, elas não devem vazar. Um quadrado de aproximadamente 8 a 10 cm de gaze médica auto-adesiva para compressa, com a parte de trás de plástico, funciona bem. Um pedaço de gaze com um celofane atrás também funciona. Utilize fita adesiva médica para esse método para que ela não puxa a pele quando for removida.

Coloque a mistura de ervas na compressa, com o plástico para fora, e passe a fita adesiva na compressa e no arco do pé. Cuidadosamente, coloque um par de meias no caso de alguma umidade escapar das compressas. Quando acordar, remova-as e jogue-as fora.

Para um escalda-pés desintoxicante simples, coloque uma quantidade suficiente de água quente em uma bacia para cobrir seus pés. Adicione duas xícaras de vinagre de cidra de maçã e duas colheres de sopa de pimenta caiena. Jogue uma variedade de ervas. Relaxe e mergulhe seus pés até que a água esfrie.

Ingredientes adicionados

Criar uma mistura de ervas com ingredientes adicionais pode aumentar o impacto da desintoxicação feita em casa. Sal marinho, argila de bentonita, bicarbonato de sódio e sais de Epsom podem ser facilmente misturados com as ervas. A bentonita é especialmente útil para eliminar toxinas.

Recomendações

Ter como referência uma enciclopédia de ervas é benéfico na hora de escolher as ervas para a desintoxicação. A lista de plantas com esse poder é grande, e aprender sobre as muitas variedades vai permitir que você crie muitas combinações, como misturas revitalizantes ou calmantes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article