Tratamento de oídio com bicarbonato de sódio

Escrito por randa morris | Traduzido por lucas gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de oídio com bicarbonato de sódio
O primeiro tratamento de oídio com bicarbonato de sódio foi registrado em 1933 (roses rose, rose.. image by Christophe Hamerlik from Fotolia.com)

O oídio é uma doença à base de fungos que normalmente afeta muitas frutas, vegetais e variedades de flores. É facilmente identificado pelo resíduo pulverulento que aparece nas folhas e caules de plantas afetadas. O oídio pode afetar o crescimento de novas plantas, bem como o desenvolvimento de novos frutos. A presença desse fungo pode também ter um impacto sobre o sabor dos frutos e vegetais colhidos. Altas temperaturas e umidade elevada podem aumentar o risco de seu aparecimento, especialmente em plantas sombreadas.

Outras pessoas estão lendo

História

O primeiro registro do uso de bicarbonato de sódio para o tratamento do oídio em rosas remonta a 1933. O patologista de plantas russo, A. de Yaczenski, mostrou resultados bem-sucedidos utilizando uma simples mistura de bicarbonato de sódio e água para tratar os fungos. Posteriormente, mais pesquisa foi feita pelo Dr. Kenneth R. Horst, na Cornell University, indicou que uma substância, como o sabão ou óleo, quando adicionado à solução de bicarbonato de sódio, melhorou muito a sua eficácia contra a doença, de acordo com o National Sustainable Agricultural Information Service.

Tratamento de oídio com bicarbonato de sódio
O tratamento de bicarbonato de sódio adicionado ao sabão ou óleo torna-se mais eficaz (garden image by narongkron from Fotolia.com)

Tipos

Várias espécies diferentes de fungos podem causar oídio sobre as plantas. Estes incluem Erysiphe, que comumente afeta ambos os legumes e flores, e Podaspheara, que é comum em maçãs e outras variedades de frutas. Rosas, frutas e algumas verduras também são comumente infectadas com o fungo Sphaethotheca, de acordo com o National Sustainable Agricultural Information Service.

Importância

Soluções baseadas em bicarbonato de sódio comercial, bem como misturas caseiras, foram mostradas por serem seguras e eficazes, de acordo com o National Sustainable Agricultural Information Service. Em 1996, a Environmental Protection Agency determinou que bicarbonatos de sódio e potássio são isentos de tolerância de resíduos e, quando aplicados corretamente, eles não deixam evidência de aumento de sódio ou níveis de potássio no tecido vegetal, solo ou águas escoadas.

Não está claro se o bicarbonato de sódio quebra as paredes celulares dos fungos causadores de oídio ou simplesmente mata a doença, alterando dramaticamente os níveis de pH em torno da planta. As soluções de bicarbonato podem ser utilizadas como um erradicante e no tratamento preventivo ao oídio.

Como usar o bicarbonato de sódio para tratar o oídio

Misture quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 4 L de água. A adição de duas a quatro colheres de sopa de sabão ou óleo vegetal ajudará a solução de bicarbonato de sódio a agarrar-se à área afetada, aumentando sua eficácia.

A adição de um óleo de horticultura, como Sunspray UFP, também demonstrou ser muito eficaz no tratamento de oídio, de acordo com Santa Clara County Master Gardeners. Se estiver usando um óleo de horticultura, omita o óleo vegetal. A jojoba também é útil no tratamento de oídio. Como uma alternativa a outros ingredientes, misture algumas gotas de um desses óleos à solução de bicarbonato de sódio e água.

Aplique a solução de bicarbonato de sódio, uma vez por semana, para a prevenção do oídio. Trate plantas afetadas uma vez a cada três dias até que a doença tenha desaparecido. Certifique-se de aplicar a solução às partes inferiores e superiores das folhas para maximizar os resultados.

Advertência

Os tratamentos de bicarbonato de sódio para o oídio devem sempre ser misturados a uma razão de 2% de bicarbonato para a água. Uma mistura adequada de solução garante a segurança das plantas, do solo e dos sistemas hídricos. Em teoria, o aumento das quantidades de bicarbonato de sódio utilizada na solução pode afetar os níveis de pH do solo e da água. Além disso, o bicarbonato de sódio usado em concentrações maiores do que os indicados pode resultar em queimaduras na folhagem das plantas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível