Tratamento de ombro deslocado para rotação externa

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de ombro deslocado para rotação externa
O ombro deslocado precisa de tratamento médico para que se recupere a rotação normal do braço (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ombro deslocado é um termo usado para descrever um osso superior do braço (úmero) que se deslocou da cavidade glenoide, que é formada dentro da articulação do ombro pela omoplata ou escápula. Ele é caracterizado por dor intensa, deformidade óbvia da articulação do ombro, hematomas, inchaços e incapacidade de mover o ombro. O tratamento médico é geralmente necessário para reparar o local deslocado e restaurar a rotação normal da parte superior do braço.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo o deslocamento do ombro

De acordo com a Clínica Mayo, o deslocamento do ombro pode ser tanto parcial quanto total. No primeiro (também chamado de luxação), uma parte do úmero permanece na posição dentro da articulação do ombro. No último, todo o úmero perde contato com a cavidade glenoide. Você pode ter um deslocamento tanto por um golpe direto aplicado no ombro quanto por uma rotação extrema da articulação dele. Dependendo da direção da força no ombro, seu úmero pode deslocar para trás, para frente ou para baixo. Se a força de deslocamento for intensa o bastante, você pode machucar os tendões ou os ligamentos que normalmente permitem que você levante ou gire o braço.

Tratamento inicial

Se você acha que deslocou o ombro, você deve procurar ajuda médica o mais rápido possível. Antes de ver o médico, você pode usar um saco de gelo para reduzir o inchaço, limitar o sangramento interno e o fluido acumulado no ombro. Para começar o tratamento, seu médico vai tentar manobrar seu úmero para dentro da cavidade. Essa técnica é chamada de redução fechada. Se você recebe tratamento relativamente logo depois do incidente, seu médico pode fazer essa redução sem o uso de um anestésico. Se os cuidados não começarem dentro de meia hora no máximo, um anestésico geralmente é necessário.

Reabilitação e recuperação

Quando seu braço estiver novamente no lugar, seu médico irá colocar um dispositivo que segura o local chamado imobilizador de ombro, que vai limitar qualquer movimento da articulação do ombro enquanto a cura inicial está em andamento. Tipicamente, você precisa usar um imobilizador por um período de duas a três semanas. Até o final desse período, você provavelmente começará a fazer exercícios de reabilitação para ajudar a retomar os movimentos apropriados do local. Sua rotina de reabilitação inclui exercícios especialmente desenvolvidos para restaurar sua rotação externa. Uma opção possível aqui é chamada de rotação externa isométrica do ombro, que requer que você empurre o peso do corpo para longe de uma superfície estável, como uma porta. Outra opção é chamada de rotação externa com resistência, faz com que você puxe uma fita elástica ou uma parte de corda elástica. A recuperação a longo prazo do deslocamento depende, em partes, de você seguir o programa de reabilitação prescrito.

Cirurgia

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para reparar de forma apropriada seu ombro deslocado. Isso pode acontecer se nervos ou vasos sanguíneos do ombro estão machucados por conta do deslocamento, ou se deslocamentos recorrentes enfraqueceram as estrutures de suporte dentro da articulação do ombro. Consulte um médico ou cirurgião para mais informações sobre as opções possíveis de cirurgias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível