Tratamento da taquicardia sinusal

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A taquicardia sinusal é a aceleração de um batimento cardíaco normal e estável. O termo sinusal não se refere ao nariz, mas ao nódulo sinoatrial, um grupo de células no átrio direito do coração responsável pela regulação do ritmo cardíaco. A taquicardia sinusal é uma resposta natural para certas condições orgânicas e por si só não é motivo para preocupações. Algumas formas de taquicardia, entretanto, indicam a necessidade de um tratamento ou de modificações no estilo de vida.

Outras pessoas estão lendo

Formas normais de taquicardia sinusal

A taquicardia sinusal não é uma alteração no ritmo cardíaco, mas simplesmente o ritmo cardíaco normal acelerado até 100 ou mais batimentos por minuto. Em sua forma mais benigna, é uma resposta natural ao estresse físico e emocional. Se você correr uma certa distância e parar, ou experimentar um susto significativo, o batimento cardíaco acelerado que você sente é a taquicardia sinusal. Você pode experimentar a mesma sensação durante a gestação ou por causa de estresse emocional ou ansiedade. Nessas formas, a taquicardia sinusal é perfeitamente normal e não necessita por si só de uma intervenção médica.

Quando tratar a taquicardia sinusal

Certas causas da taquicardia sinusal, entretanto, podem necessitar de tratamento. Fontes ligadas a mudanças de estilo de vida incluem ingestão habitual ou excessiva de cafeína, uso do tabaco e uso recreacional de drogas de venda livre ou com receita. Numerosas condições médicas também podem acelerar seus batimentos cardíacos; exemplos incluem febre, anemia, hipertireoidismo e outros transtornos do sistema endócrino. A taquicardia sinusal também pode ser fruto de uma hemorragia, pressão sanguínea baixa, traumas relacionados ao câncer e lesões musculares relacionadas a ataques cardíacos ou insuficiência cardíaca. Se você sofreu uma perda significativa de sangue após uma cirurgia, seus batimentos cardíacos também podem acelerar temporariamente para compensar a menor pressão sanguínea.

Tratamento médico e estilo de vida

Caso sofra taquicardia sinusal por motivos não relacionados a exercícios ou estados emocionais temporários, consulte um médico. Se estiver grávida, fale de seus sintomas para o obstetra. Diminuir a frequência cardíaca de um paciente sem conhecer a causa da taquicardia pode ser perigoso; em vez disso, seu médico tentará identificar a causa subjacente de suas dificuldades. Caso nenhuma condição médica séria seja encontrada, o foco do tratamento será em eliminar fatores do estilo de vida. Caso você consuma muita cafeína precisará diminuir ou eliminar a ingestão. O mesmo acontecerá se você fuma ou utiliza outros produtos com tabaco. Analogamente, seu médico irá rever os remédios que você usa e pedir para eliminar quaisquer fontes de problemas. Caso suas dificuldades estejam relacionadas a remédios de venda livre ou com receita, o médico pode ser capaz de sugerir um substituto apropriado.

Caso seu médico descubra uma condição subjacente à sua taquicardia, ele tomará medidas para combatê-la. Os métodos utilizados dependerão das especificidades de sua doença.

Tratando a taquicardia sinusal de origem desconhecida

É possível que seu médico seja incapaz de relacionar a aceleração de seu batimento cardíaco a quaisquer causas internas ou externas; nesse caso, ele fará o diagnóstico de taquicardia sinusal "inapropriada". Caso ela seja moderada, poderá ser tratada de maneira eficaz com remédios; caso seja mais séria, você poderá precisar se submeter a um procedimento para remover o tecido cardíaco danificado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível