Tratamento da tosse do canil em filhotes

Escrito por darcy logan | Traduzido por larissa franzin tavares dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A tosse do canil é o que muitas pessoas chamam de traqueobronquite, uma doença que inflama o sistema respiratório superior. Ela é bastante comum, uma vez que pode ser causada por várias de coisas, incluindo infecções virais tais como a cinomose canina, adenovírus canino, vírus da parainfluenza canina, coronavírus respiratório canino, ou infecções bacterianas tais como a Bordetella bronchiseptica. Embora existam vacinas para a maioria dessas doenças, os filhotes podem contrai-las antes que atinjam idade suficiente para serem vacinados. Também é bastante comum que os filhotes contraiam a doença durante períodos de estresse, como quando estão fazendo a transição para um novo lar. A maioria dos casos de tosse do canil pode ser facilmente diagnosticada ao se pressionar ligeiramente a traqueia do cão. Se a pressão leve provocar tosse, é grande a possibilidade de que o animal esteja apresentando a tosse do canil. Com os devidos cuidados, quase todos os filhotes se recuperam totalmente da doença.

Outras pessoas estão lendo

Quando chamar o veterinário

Uma vez que estamos lidando com um filhote, é importante chamar o veterinário no momento em que você suspeitar que ele esteja com a tosse do canil. Na verdade, várias são as coisas que podem causar a tosse do canil, sendo a maioria benigna, mas algumas podem ser bastante graves. Muitas vezes, a tosse se dá em virtude de uma infecção bacteriana que deve ser tratada com antibióticos receitados apenas pelo veterinário.

Antibióticos

Se o veterinário julgar a causa da tosse como uma infecção bacteriana, então deve ser prescrito o uso de antibióticos. No entanto, alguns veterinários preferem não prescrever antibióticos ao menos que a tosse continue e se torne uma pneumonia.

Supressores de tosse

Quase sempre o veterinário irá prescrever ou recomendar um supressor de tosse. Extraordinariamente, os veterinários podem recomendar que os proprietários comprem supressores de tosse vendidos sem receita e que contenham dextrometorfano, como o Vicks 44D Robitussin DM encontrado em farmácias locais. Verifique se o supressor de tosse não contém acetaminofeno. A dosagem média é de duas colheres de chá para cães de até 18 kg, de uma colher de chá para cães de até 9 kg e 1\/2 colher de chá para cães abaixo de 9 kg. No entanto, você deve consultar o veterinário sobre a dosagem correta para seu filhote.

Homeopatia

De acordo com a Dra. Deb Baker, os tratamentos homeopáticos usados contra a tosse do canil variam dependendo da tosse. O Drosera 9CH é bom para a tosse seca. Se o seu cachorro apresenta uma tosse seca, rouca (semelhante a uma foca), então você pode tentar o Spongia Tosta 6C. O Bryonia 30C e o Phosphorus 30C são bons para tosses secas mais graves.

Soluções caseiras

Muitas das coisas que aliviam a tosse em humanos também ajudam seu cão. Isso inclui vaporizadores ou umidificadores para aumentar a umidade do ar. Além disso, certifique-se de que a coleira esteja suficientemente folgada e não incomode o animal quando ele tosse. Você também deve certificar-se de que o filhote esteja tomando muita água e não esteja fazendo muito esforço. Exercitar-se normalmente é bom, mas o filhote não deve ficar com muito calor nem ofegante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível