Tratamentos contra ácaros em coelhos

Escrito por christina wheeler | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos contra ácaros em coelhos
Coelhos parasitados por ácaros devem ser separados dos demais

As orelhas e a pelo dos coelhos são suscetíveis a ácaros, o que requer um tratamento rápido para impedir que estes parasitas se espalhem. Tanto ácaros de orelhas quanto os de pelo são contagiosos, sendo que qualquer coelho parasitado deve ser retirado e isolado dos outros imediatamente. Os tratamentos para ácaros são muitos e diversos, mas cada um deles é eficaz contra estes parasitas.

Outras pessoas estão lendo

Ácaros de orelhas

Os sintomas dos ácaros de orelhas começam com o coelho coçando a orelha com mais frequência, sendo que um acúmulo marrom ceroso aparece próximo à base da orelha. Inspecione cada animal semanalmente para manter os ácaros sob controle e evitar que se espalhem para os outros do bando. Desinfete os viveiros e os comedouros para evitar a uma nova infestação e a disseminação do parasita.

O tratamento de coelhos com ácaros de orelhas não é um procedimento caro. Um veterinário pode receitar ivermectina, um antibiótico oral ou injetável, que eliminará qualquer infecção causada pelos ácaros. Um tratamento mais caseiro é também igualmente efetivo se aplicado antes de um surto de infecção. Mergulhe a ponta de um cotonete em óleo mineral. Enquanto segura o coelho em uma superfície resistente, aplique o óleo mineral delicadamente na orelha do animal usando um cotonete. Pincele a orelha, recobrindo a superfície da pele. Comece no topo da orelha e desça até sua base. O óleo irá encharcar as crostas, amolecendo a cera. Não puxe ou cutuque as crostas. Deixe-as cicatrizarem e caírem para evitar maiores danos às orelhas dos animais. Continue o tratamento no segundo dia e então passe a usá-lo dia sim, dia não até o décimo dia. Aplique novamente o tratamento no décimo quarto, vigésimo primeiro e décimo oitavo dias. Ácaros vivem por 21 dias. Um tratamento de 28 dias irá eliminar o problema. O óleo irá sufocar os parasitas, deixando-os sem sua fonte de oxigênio.

Tratamentos contra ácaros em coelhos
Ácaros de orelhas devem ser combatidos (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

Ácaros de pelo

Ácaros de pelo aparecem como pequenas manchas na pele. Se você soprar delicadamente o pelo de trás das orelhas, será possível vê-los. Os coelhos devem ser examinados toda semana para evitar a infestação. Se não forem tratados, os animais acabarão com sarna. A sarna é uma doença séria que deixa os animais com áreas sem pelos e causa infecções de pele. A prevenção é a chave para o controle de ácaros. Desinfete os viveiros e os comedouros de coelhos infectados e isole-os dos outros animais para evitar uma nova infestação.

Ácaros de pelo podem ser tratados com pó anti-pulgas para gatos. Banhar o coelho com shampoo não é eficaz para a remoção dos ácaros e irá causar novos problemas para os animais, como a pneumonia. Siga as instruções do rótulo do produto para tratamento de gatos e aplique o anti-pulgas. Faça com que o pó entre nos pelos usando uma escova ou esfregando-o com as mãos. Não escove em sentido contrário aos pelos, para evitar danos. Repita este tratamento se necessário à cada sete dias. Se, após o terceiro tratamento, a infestação ainda não tiver desaparecido, consulte um veterinário. Ele irá prescrever ivermectina, que é um antibiótico eficaz e seguro para ser usado em coelhos.

Tratamentos contra ácaros em coelhos
Se o tratamento não resolver, consulte um veterinário (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível