Tratamentos para dor de ouvido em poodles

Escrito por valerie a. modreski | Traduzido por elisa silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para dor de ouvido em poodles
Várias razões podem causar a dor nas orelhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A dor de ouvido pode ser causada por diversos fatores, mas um diagnóstico deve ser feito pelo veterinário. Uma vez descobertas, muitas doenças podem ser tratadas facilmente. Os problemas externos são visíveis e fáceis de classificar, enquanto os internos podem ser mais complicados.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Nem sempre ficará óbvio quando o cão está com dor. A identificação pode ser problemática porque os cachorros têm problemas em associar as dores com as partes do corpo. Os sintomas podem variar de letargia até balançar demais a cabeça, podendo também coçar as orelhas excessivamente, chorar ao ser tocado ou parecer não confortável e incerto. A doença pode aparecer visualmente, como vermelhidão, inchaço e inquietação. Além desses, o mal cheiro perto das orelhas também pode ser um sintoma.

Diagnóticos

Há três causas comuns para dor de ouvido. A mais comum é a infecção, que pode ser resultado do crescimento excessivo de bactérias ou fungos. Os ácaros também podem causar dor. Eles podem ser vistos de fora, mas também entram no canal do ouvido. Às vezes visíveis, as obstruções físicas também podem ser outra causa, embora possam estar fundas demais para serem vistas.

Tratamentos

As orelhas devem ser rosas e secas na aparência. As infecções de ouvido são tratadas com antisséptico veterinário e soluções de limpeza. Sintomas como inchaço e coceira podem durar muito tempo, e talvez o veterinário prescreva uma combinação de tratamento que inclui remédios conta gotas, antibióticos e inflamatórios para acelerar a cura.

Os ácaros nas orelhas podem ser reconhecidos como pontos pretos que infestam a orelha do cão, bloqueando o canal. Eles podem ser tratados facilmente com medicação antiparasita. Talvez seja necessário realizar uma limpeza profunda, dependendo do nível da infestação. Para limpar adequadamente, o cão precisará ser anestesiado.

Uma obstrução pode ser removida facilmente em casa, mas deve-se tomar cuidado para não causar mais danos. Se não tiver certeza do tipo ou profundidade do bloqueio, se houver sangramento, mal cheiro ou sinais de machucado, é melhor consultar um veterinário. Ele tem instrumentos adequados para lidar com obstruções, sem machucar ou causar infecções.

Prevenções

Para minimizar o risco de infecções, limpe as orelhas semanalmente com soluções de limpezas aprovadas pelo veterinário. Os pelos crescem dentro delas, portanto, usar removedores de pelo ajudará na prevenção. Depois que os poodles tomam banho ou nadam, as orelhas precisam ser secadas com uma toalha limpa, algodão ou cotonetes.

A prevenção de ácaros é mais difícil, mas manter as orelhas limpas através de inspeções semanais ajudará. Os ácaros são altamente contagiosos, passando de um animal para outro. Os gatos também podem ser transmissores.

As obstruções podem ser evitadas ao remover todos os objetos pequenos do alcance do cão. As crianças pequenas devem ser monitoradas enquanto estiverem com o cão, todo o tempo, já que a maioria dos casos de obstrução envolve crianças pequenas. Não deixe o poodle nadar em águas com muitos objetos flutuantes. Sempre verifique as orelhas dele se o cachorro estiver cavando frequentemente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível