Tratamentos naturais para a sarna demodécica em caprinos

Escrito por kim joyce | Traduzido por bruno souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos naturais para a sarna demodécica em caprinos
A sarna demodécica deve ser tratada logo após suas primeiras manifestações (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Comumente conhecida como sarna vermelha e causada por ácaros microscópicos, a sarna demodécica deve ser tratada desde suas primeiras manifestações, logo que os sintomas começarem a aparecer. Curas veterinárias tradicionais recomendadas para o tratamento em caprinos, cujo mal é conhecido como Demodex caprae, incluem pesticidas organofosforados e também a Rotenona, uma substância natural derivada de raízes de plantas diversas (como a arruda-caprária, por exemplo). No entanto, existem outras opções que são mais seguras para o meio ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Infestação e infecção

Um surto de ácaros demodex entre seus caprinos apresenta dois potenciais desafios à saúde dos animais. O primeiro é a infestação em si - e o processo para livrar-se dos ácaros - e o segundo é a infecção no tecido epidérmico das cabras, geralmente causada quando o animal esfrega, arranha ou morde o próprio corpo para aliviar a coceira. O tratamento localizado é mais simples e leva menos tempo, especialmente durante os primeiros estágios, quando a pele ainda está seca e livre de feridas. Com a piora da doença, surgem as pústulas e a pele adquire uma tonalidade rubra, ficando inchada e cheia de feridas, que costumam surgir como consequência da coceira generalizada.

Solução de Lugol

Um tratamento veterinário caseiro, o Lugol é uma solução antisséptica de iodo elementar e iodeto de potássio misturados com água destilada (por não haver álcool em sua fórmula, não há sensação de queimadura). O Manual de Veterinária Merck recomenda o Lugol como um tratamento de qualidade para feridas limitadas de sarna vermelha.

Solução de calda sulfocálcica

A solução de calda sulfocálcica é outro tratamento veterinário tradicional, sendo uma boa opção se o caso de infestação de ácaro for grave. Entretanto, para que ele funcione, você deverá manter o tratamento semanal por um período de um mês ou mais a fim de erradicar completamente os ácaros - além de desinfestar o celeiro e todo o material que compõe o local onde os animais dormem. A solução de calda sulfocálcica é frequentemente aplicada com esponja nas áreas afetadas. Certifique-se de aplicá-la a não mais do que um terço ou um quarto do corpo do animal.

Outras opções de enxofre

Para pequenas áreas, ou quando a solução de calda sulfocálcica não for suficiente, como durante um inverno especialmente frio, experimente outros produtos à base de enxofre. Medicamentos à base de amônio bituminosulfonate, derivado do óleo de xisto, que é rico em enxofre, também são conhecidos como uma solução anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica, e podem ser encontrados em cremes com concentração de 10 a 20 por cento. Eles também são muito utilizados no tratamento de problemas na pele humana. Pergunte ao seu veterinário sobre a concentração ideal para usar nos seus animais, principalmente se você utilizar pomadas ou cremes à base de enxofre de cal junto com a solução de calda sulfocálcica.

Produtos com óleo de neem

Um ingrediente muito efetivo em produtos naturais para o tratamento de pele, o óleo de neem está rapidamente se tornando uma solução comum na agricultura biológica para o tratamento de ácaros de gado e outros parasitas externos. Shampoos à base de óleo de neem, banhos e sprays são algumas das opções disponíveis, assim como as mais recentes loções e cremes naturais com base em enxofre, óleo de neeme óleo de Karanja. Ele também é conhecido por sua eficácia no tratamento de infestações de sarna. Se você decidir usá-lo, monitore o aumento da irritação ou inflamação na pele do animal (ao primeiro sinal, corte a medicação imediatamente). Consulte o seu veterinário para certificar-se sobre os efeitos desse remédio na saúde dos seus caprinos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível