Permanganato de potássio para peixes

O permanganato de potássio pode tratar muitas doenças em peixes, matando as bactérias nocivas

red head koi image by Allyson Ricketts from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Nos peixes, as doenças normalmente se iniciam através de problemas externos. Se não tratados, eles podem se tornar sistêmicos, sendo fatais aos peixes. O permanganato de potássio é uma medida eficaz para controlar agentes externos de infecções, antes que eles façam mal. Esse é um tratamento bastante amplo, que elimina muitos dos parasitas que adoecem esses animais.

O que é o permanganato de potássio?

Essa substância é um poderoso agente oxidante que é comprado na forma de cristal e possui uma coloração roxa. Quando o permanganato é adicionado, a água adquire uma nuance rosada e arroxeada. Conforme ocorre a sua oxidação, a tonalidade fica marrom.

Histórico

O permanganato de potássio mata ciliados, vermes, bactérias e fungos. Contudo, é uma substância química muito cáustica, sendo fatal ao peixe se a dosagem não estiver correta. Além disso, o permanganato também diminui a quantidade de matéria orgânica na água, melhorando sua claridade.

O permanganato de potássio e as doenças em peixes

Essa substância não é uma medicação, ao invés disso, é um material alcalino cáustico que é eficaz contra muitas bactérias detrimentais, como a Costia, Trichodina e Chilodonella, todas letais aos peixes. A química ainda erradica os vermes contidos nas guelras, doenças bacterianas branquiais e úlceras de pele.

Banhos de permanganato de potássio em peixes

Um peixe pode ser banhado com a substância em questão se você quiser evitar uma exposição de todo o aquário à química. Depois de isolar o peixe adoecido, você pode passar um cotonete embebido no permanganato na área afetada ou pôr o animal em um banho de 30 minutos. O permanganato é uma excelente escolha para tratar ferimentos externos.

Cuidados

O permanganato deve ser usado de forma consciente. Uma overdose pode matar o seu peixe. É crucial seguir as instruções e saber a quantidade exata de água que você, porventura, estiver tratando. Já que a substância não distingue entre bactérias boas e ruins, é melhor desligar o filtro do aquário durante o tratamento.

Dosagem

Quando dosar a substância, são necessárias observação e diligência, garantindo o uso da quantidade adequada. A Universidade da Flórida recomenda 2 mg/L para todo um aquário. Para ser considerada eficaz, a água deve ficar rosada/arroxeada de quatro a seis horas. O tratamento não deve ser feito mais de uma vez na semana.

Segurança pessoal

Sendo o permanganato de potássio um oxidante forte, cuidados devem ser tomados quando lidar com essa química. Use luvas de borracha, óculos, roupas velhas e uma máscara respiratória.

eHow Brasil
×