on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Permanganato de potássio para peixes

Atualizado em 19 julho, 2017

Nos peixes, as doenças normalmente se iniciam através de problemas externos. Se não tratados, eles podem se tornar sistêmicos, sendo fatais aos peixes. O permanganato de potássio é uma medida eficaz para controlar agentes externos de infecções, antes que eles façam mal. Esse é um tratamento bastante amplo, que elimina muitos dos parasitas que adoecem esses animais.

O permanganato de potássio pode tratar muitas doenças em peixes, matando as bactérias nocivas (red head koi image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

O que é o permanganato de potássio?

Essa substância é um poderoso agente oxidante que é comprado na forma de cristal e possui uma coloração roxa. Quando o permanganato é adicionado, a água adquire uma nuance rosada e arroxeada. Conforme ocorre a sua oxidação, a tonalidade fica marrom.

Loading...

Histórico

O permanganato de potássio mata ciliados, vermes, bactérias e fungos. Contudo, é uma substância química muito cáustica, sendo fatal ao peixe se a dosagem não estiver correta. Além disso, o permanganato também diminui a quantidade de matéria orgânica na água, melhorando sua claridade.

O permanganato de potássio e as doenças em peixes

Essa substância não é uma medicação, ao invés disso, é um material alcalino cáustico que é eficaz contra muitas bactérias detrimentais, como a Costia, Trichodina e Chilodonella, todas letais aos peixes. A química ainda erradica os vermes contidos nas guelras, doenças bacterianas branquiais e úlceras de pele.

Banhos de permanganato de potássio em peixes

Um peixe pode ser banhado com a substância em questão se você quiser evitar uma exposição de todo o aquário à química. Depois de isolar o peixe adoecido, você pode passar um cotonete embebido no permanganato na área afetada ou pôr o animal em um banho de 30 minutos. O permanganato é uma excelente escolha para tratar ferimentos externos.

Cuidados

O permanganato deve ser usado de forma consciente. Uma overdose pode matar o seu peixe. É crucial seguir as instruções e saber a quantidade exata de água que você, porventura, estiver tratando. Já que a substância não distingue entre bactérias boas e ruins, é melhor desligar o filtro do aquário durante o tratamento.

Dosagem

Quando dosar a substância, são necessárias observação e diligência, garantindo o uso da quantidade adequada. A Universidade da Flórida recomenda 2 mg/L para todo um aquário. Para ser considerada eficaz, a água deve ficar rosada/arroxeada de quatro a seis horas. O tratamento não deve ser feito mais de uma vez na semana.

Segurança pessoal

Sendo o permanganato de potássio um oxidante forte, cuidados devem ser tomados quando lidar com essa química. Use luvas de borracha, óculos, roupas velhas e uma máscara respiratória.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...