Tratamentos naturais para a tireoide

Escrito por sarah rigg | Traduzido por fabiana silva
Tratamentos naturais para a tireoide

O hipertireoidismo, hipotireoidismo e o câncer da tireoide são os distúrbios mais comuns na glândula

Wikimedia Commons | Public domain image

As pessoas que sofrem com distúrbios da tireoide podem se curar totalmente ou controlar a sua doença com tratamentos naturais. No entanto, muitas terapias naturais podem ser usadas em conjunto com o tratamento médico e medicamentos tradicionais. As terapias naturais para a tireoide podem variar de ervas e vitaminas a mudanças na alimentação e no estilo de vida.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Os distúrbios mais comuns da glândula tireoide são o hipertireoidismo, hipotireoidismo e o câncer de tireoide. Quando alguém tem hipertireoidismo, significa que a tireoide — a glândula que fica no pescoço — produz uma quantidade excessiva do hormônio que ajuda a regular o metabolismo do corpo. Os sintomas podem incluir perda de peso rápida, palpitações e insônia. Quando um indivíduo está com hipotireoidismo, significa que glândula está lenta e não produz a quantidade suficiente desse hormônio. Os sintomas incluem ganho de peso, fadiga, cabelos e unhas quebradiços e intolerância ao frio. Os estágios iniciais de câncer da tireoide, muitas vezes, não apresentam nenhum sintoma. No entanto, em estágios mais avançados, o paciente pode experimentar rouquidão, dificuldade para respirar, inchaço dos gânglios linfáticos ou dor no pescoço e na garganta.

Tipos

Embora a abordagem médica tradicional, como a cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, seja o tratamento de primeira linha, os tratamentos naturais podem ser bons adjuntos para ajudar a tratar o câncer de tireoide. Essas terapias naturais podem incluir melhorar a qualidade da dieta, praticar meditação ou ioga. Para o hipertireoidismo, o tratamento tradicional inclui terapia medicamentosa ou a radioterapia para anular a hiperatividade da glândula. Embora o hipertireoidismo geralmente não possa ser curado ou tratado exclusivamente com dieta, exercício, ervas ou outros remédios naturais, os tratamentos naturais podem desempenhar um papel complementar valioso. Por exemplo, eliminar a cafeína e a nicotina e incorporar a prática de tai chi ou de meditação, às vezes, são ações recomendadas. Para pacientes com hipotireoidismo, o tratamento mais comum é realizado com hormônios de substituição, que podem ser pílulas sintéticas ou hormônios naturais derivados da tireoide do porco. Os médicos costumam optar pelas substâncias sintéticas porque as dosagens são mais fáceis de serem mantidas, mas alguns pessoas dizem que se sentem melhor usando os comprimidos de reposição natural (nome comercial comum Armour). Alguns pacientes com hipotireoidismo também obtém benefícios através da realização de exercício físico regular e de mudanças na dieta. Essas alterações alimentares podem incluir evitar o consumo de brócolis cru e de outros vegetais crucíferos e o consumo excessivo de produtos à base de soja. Os suplementos dietéticos como o selênio, o zinco e a vitamina D às vezes também são recomendados para os pacientes com hipotireoidismo.

Efeitos

A prática de meditação e de exercícios suaves pode ajudar com o estresse do diagnóstico de câncer e pode ser uma atividade relaxante para os pacientes com hipertireoidismo. Eles também podem obter alguma melhora evitando substâncias estimulantes, como a cafeína e a nicotina, porque o metabolismo do paciente com hipertireoidismo já é hiperativo. Nos indivíduos com hipotireoidismo, a prática regular de exercícios pode ajudar a manter uma taxa metabólica mais elevada. Evitar determinados alimentos também pode ser um bom tratamento natural para esses pacientes. Acredita-se que o consumo de vegetais crucíferos, especialmente os crus, e o excesso de produtos à base de soja na dieta interfiram na função da tireoide ou na absorção da terapia de reposição do hormônio. Considera-se que, em alguns pacientes, os suplementos alimentares de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais ajudem a controlar os sintomas do hipotireoidismo. Por exemplo, o selênio ajuda o corpo a converter o hormônio tireoidiano T4 de ação lenta para o T3 de ação mais rápida. Os ácidos graxos do ômega-3, encontrados em muitos tipos de peixes ou na forma de suplemento, podem combater a depressão e melhorar os níveis de energia.

Concepção errônea

Apesar de as terapias para tireoide, como o Armour, serem feitas a partir do hormônio que ocorre naturalmente em porcos, essa substância não é necessariamente mais "natural" do que o hormônio tireoidiano sintético. O Armour contêm os hormônios T3 e T4 em uma proporção que é natural para os porcos, mas não idêntica à encontrada nos seres humanos. Os comprimidos com o hormônio sintético (com o nome genérico de levotiroxina) normalmente contêm apenas o T4 e são feitos para serem bio-idênticos ao produzido pelo corpo humano. Alguns defensores do hormônio tireoidiano "natural" salientam que os comprimidos com a substância sintética podem produzir efeitos adversos por causa dos excipientes e aglutinantes que contêm. No entanto, os comprimidos "naturais" feitos a partir da tireoide dessecada do porco também contêm ingredientes aglutinantes.

Advertência

As pessoas que fazem uso de suplementos alimentares ou ervas para tratar um problema na tiroide devem informar o médico sobre as substâncias que estão consumindo. Algumas ervas ou suplementos podem interferir nos tratamentos médicos tradicionais. Por exemplo, as vitaminas ricas em ferro ou cálcio, quando são ingeridas concomitantemente com os comprimidos para a tireoide, podem interferir na absorção dos hormônios. Além disso, nem todas as vitaminas e minerais são inofensivos. Por exemplo, ingerir quantidades excessivas de selênio pode resultar em envenenamento por esse mineral, com sintomas que incluem queda de unhas ou cabelo, descoloração da pele e apatia.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media