Tratamentos para pernas inchadas

Escrito por shelley moore | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para pernas inchadas
Levantar as pernas pode ajudar no inchaço (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

A retenção de fluido, resultando em inchaço conhecido como edema, geralmente é visto nos pés, tornozelos e pernas, embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo. O edema nas pernas é um problema comum, causada por diversos fatores como o envelhecimento, pressão arterial elevada, problemas cardiovasculares e gravidez. Vários tratamentos podem ajudar.

Outras pessoas estão lendo

Elevar as pernas

O primeiro passo para tratar o inchaço nas pernas é elevá-las acima de seu coração. Você pode fazer isso sentado em uma cadeira, ou deitado, colocando seus pés sobre uma pilha de almofadas ou cunhas especialmente projetadas para essa finalidade.

Exercício

O exercício físico regular, incluindo a caminhada, também é importante para as pessoas que sofrem com pernas inchadas. Ele ajuda os músculos a bombearem o excesso de fluido para fora das pernas. Além disso, se tiver um edema, você deve evitar ficar em um lugar por longos períodos ou sentado por um longo tempo com as pernas para baixo. Apesar do ambiente de trabalho exigir isso, é bom esticar-se e andar um pouco, pelo menos a cada hora. Uma viagem é outro momento para lembrar da importância de não sentar-se por várias horas seguidas.

Considerações de vestuário

Meias elásticas e meia-calças estão disponíveis em farmácias e lojas de suprimentos médicos com compressões e comprimentos variados. Você pode comprá-las prontas ou feitas sob medida. Além disso, é melhor evitar o uso de roupas apertadas em torno das coxas.

Dieta

Embora possa parecer absurdo, beber muita água pode ajudar a prevenir episódios de edema. Com a ingestão adequada de água, o corpo não será tão susceptível em reter líquidos. Você também deve seguir uma dieta com pouco sal, pois ele provoca retenção de líquidos e inchaço. Estar acima do peso também pode levar ao inchaço das pernas.

Medicamentos

Se necessário, você pode tomar um diurético, mas é importante não tomar esses medicamentos continuamente, pois pode agravar o problema. As pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal também podem causar inchaço nas pernas, então talvez precise evitar esses medicamentos. Inchaço nas pernas pode ser um sinal de pressão alta, então cheque a sua pressão arterial e faça o que for necessário para reduzi-la se for o caso, incluindo a implementação de mudanças na dieta e um medicamento.

Cuidados médicos

O cuidado médico imediato é importante quando o inchaço da perna ocorre com alguns outros sintomas. Estes incluem falta de ar, dor, pressão no peito, diminuição da urina ou febre. Se tiver uma história de doença hepática, o inchaço nas pernas podem indicar disfunção hepática. Se apenas uma perna está inchada, isso pode ser um sinal de um coágulo de sangue. Se a perna inchada estiver vermelha, morna ou quente, ou, inversamente, está anormalmente pálida e fria, isso também é uma emergência médica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível