Treinamentos para operadores de telemarketing

Escrito por david ingram Google | Traduzido por carla yoshida
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Treinamentos para operadores de telemarketing
Os operadores de marketing usam o telefone como uma ferramenta para gerar vendas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Os operadores de telemarketing utilizam o telefone para contactar possíveis clientes para seus empregadores e estimulá-los a fazer a compra. O treinamento para operadores de telemarketing é muito parecido com os treinamentos para qualquer outra posição de venda, mas o uso do telefone como o principal meio de comunicação introduz desafios e exigências específicas dessa posição. Um sistema de treinamento de compreensão para seus operadores pode aumentar a produtividade de venda.

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Competência sobre o produto e serviço

Os operadores devem conhecer os produtos e serviços que vendem. Não é suficiente um vendedor de telemarketing apenas reproduzir discursos de venda memorizados; eles precisam estar prontos para responder a quaisquer outras perguntas que os clientes tenham. Muitas vezes os operadores levam o catálogo de produtos para casa para que se familiarizem com as linhas de produtos e serviços. Fazer perguntas aos aprendizes e fornecer incentivos pela competência adquirida, pode fazer com que eles acelerem rapidamente nas vendas.

Argumentos de vendas

Os operadores leem precisamente o que está no script, usam-no apenas como guia ou criam seus próprios argumentos de venda. Geralmente, os operadores de telemarketing iniciantes precisam seguir rigorosamente o script, sendo permitido improvisar um pouco depois que provam suas habilidades e experiência. Eles devem ser treinados e testados quanto a capacidade de ler um script cuidadosamente e de forma natural.

A prática traz a perfeição com a leitura dos argumentos de venda. Faça com que eles leiam uns para os outros e simulem chamadas telefônicas.

Desafios da comunicação

Um dos desafios mais difíceis do telemarketing é o fato de algumas pessoas serem muito rudes com os operadores e, mesmo assim, eles têm que ter a capacidade de tratar o cliente gentilmente e com cortesia enquanto do outro lado da linha há um cliente bravo e rude. Se os operadores não forem treinados suficientemente para lidar com este tipo de clientes irritados, eles podem não ficar mais do que algumas semanas na empresa. Muitos empregadores não dão valor aos aspectos negativos do trabalho, que é o motivo de terem um alto nível de rotatividade. Confronte esse problema apresentando gravações de clientes mal educados e simule essas situações desafiantes com seus operadores.

Solução do conflito

Alguns operadores de telemarketing lidam com clientes que nunca foram contactados, enquanto outros tem que lidar também com aqueles já foram. O treinamento na solução do conflito é essencial para aqueles que estão em contato com os clientes antigos. Os operadores devem se familiarizar com uma grande variedade de reclamações de clientes e estarem preparados a solucionar a situação rapidamente.

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