O que são triângulos de fatos familiares?

Escrito por stephanie katz | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são triângulos de fatos familiares?
Os triângulos de fatos familiares ajudam os alunos na memorização de fatos numéricos básicos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os triângulos de fatos familiares, uma pequena variação do conceito tradicional de cartões de memória, são ferramentas interativas fantásticas de aprendizagem que os professores utilizam muitas vezes para ajudar os alunos a memorizar não um, mas quatro fatos de matemática ao mesmo tempo. Além disso, esses auxílios educacionais permitem que os alunos utilizem técnicas de aprendizagem multissensoriais para dominar a relação entre as operações de adição e subtração.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Corte um triângulo de papel. Se estiver usando o fato familiar como uma ferramenta de ensino, certifique-se que seja grande o suficiente para ficar visível para os alunos na fila de trás da sala de aula. Plastifique o triângulo para facilitar a reutilização. Selecione três números para fazer triângulo de fato familiar. O maior desses números deve ser igual à soma dos números menores. Escreva um número em cada vértice do triângulo, posicionando a soma no canto superior e assinalando-a com um asterisco. Desenhe os sinais para a adição e subtração de operações no centro, separados por uma vírgula.

O que são triângulos de fatos familiares?
Para fazer os triângulos de fatos familiares você precisará de tesoura, papel e coisas para escrever (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

Como utilizar

Os estudantes ficam incumbidos de escrever quatro sentenças numéricas baseadas nos numerais e operações contidas no fato familiar. Os professores introduzindo o método devem começar por completar o primeiro cartão com os seus alunos. Mostre aos estudantes como pegar um dos numerais dos cantos do triângulo e adicioná-lo ao numeral de outro canto é igual à soma com asterisco. Em seguida, mostre-lhes como pegando o número marcado com asterisco e subtraindo um dos numerais dos vértices será igual ao número de outro vértice.

Benefícios

O benefício mais óbvio de um triângulo de fato familiar é que ele permite que os alunos aprendam vários fatos, ao invés de apenas uma sentença numérica isolada. Esses cartões de memória interativos também demonstram que a adição é comutativa e que a adição e a subtração são operações inversas. Enquanto os estudantes podem não ser capazes de articular essas propriedades em particular, começam a fazer a conexão e a compreender a relação entre as duas operações.

O que são triângulos de fatos familiares?
Os professores podem usar os triângulos de fatos familiares para melhorar as habilidades de resolução de problemas dos alunos (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Variações

Uma vez que os alunos se familiarizem com o processo de criação de sentenças numéricas a partir dos fatos familiares que lhes são apresentados, é possível desafiá-los ainda mais. Proporcione-os triângulos com apenas dois números e peça-lhes para resolver o terceiro. Esse exercício incentiva os alunos a serem solucionadores de problemas mais ativos e a demonstrar uma compreensão mais avançada do conceito de número. Também é possível substituir as operações de adição e subtração por multiplicação e divisão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível