Tribos africanas do século 19

Escrito por sydelle john | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tribos africanas do século 19
O século 19 foi um período de mudança dolorosa para muitas tribos africanas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A África é o lar de muitos grupos tribais que existiam em reinos e estados independentes. Com o tempo, várias nacionalidades imigraram para o continente, incluindo indianos, libaneses, chineses, britânicos e holandeses. Por volta do século 19, tribos africanas estavam lutando contra colonialistas em todo o continente e testemunhando o surgimento e a queda de seus impérios.

Outras pessoas estão lendo

África Oriental

Várias tribos vivem na África Oriental. No Quênia, uma delas é a Masai, que é imediatamente reconhecível pela tinta vermelha sobre os corpos de seus integrantes. Quando os britânicos começaram a colonização da região no século 19, a tribo era temida pela sua capacidade de luta. Durante esse mesmo período, a tribo Masai invadiu a área do Vale do Rift e partes ocupadas do norte da Tanzânia.

O povo Oroma pode ser encontrado na Etiópia, Somália e Quênia. De acordo com o censo da Etiópia de 2007, eles constituíam 34,5% da população. Durante o século 19, cinco poderosas monarquias Oroma surgiram: a Enaria, a Goma, a Guma, a Jimma-Kokkaa e a Gera. Essas monarquias estabeleceram o domínio da tribo Oroma na Etiópia.

África do Sul

Das tribos indígenas regionais, a Zulu é uma das maiores. No século 19, Shaka Zulu, o então rei da tribo, integrou outra rival dentro da tribo Zulu. Ele também foi conhecido pela introdução de estratégias militares inovadoras, que usou para derrotar muitas outras tribos. A linguagem tradicional desse povo é o isizulu.

A comunidade Shona tem aproximadamente nove milhões de pessoas e elas podem ser encontradas no Zimbábue e no sul de Moçambique. Seus antepassados construíram estruturas que existem até hoje, como as ruínas do Zimbábue. No século 19, um vasto grupo de tribos se uniram sob o nome e linguagem Shona.

África Ocidental

Na África Ocidental, o povo Iorubá constitui um dos maiores grupos da região. Eles vivem principalmente na Nigéria, mas também podem ser encontrados no Togo e na República do Benin. Antes do século 19, os iorubás foram governados pelo Império de Oyo, que estava localizado no sudoeste da Nigéria. No entanto, guerras irromperam à medida que diferentes partes do reino começaram a lutar pela independência.

Ao contrário de muitas outras tribos da África, a Ashanti é uma sociedade matrilinear. No século 19, eles eram a maior e mais poderosa tribo no sul de Gana. Eles negociavam com ouro e escravos, mas foram dominados pelos britânicos depois de uma guerra em 1896. O rei Ashanti foi exilado para a República das Seicheles.

Norte da África

Localizada no norte da África, a tribo Dinka nomeia a si própria como Moinjaang. Ela pode ser encontrada principalmente no sul do Sudão e vive ao redor do rio Nilo. No século 19, a linguagem dessas pessoas foi influenciada pelo árabe devido à interação com os comerciantes árabes.

Outra tribo do norte africano é o povo Tuareg, que são comerciantes nômades. No século 19, a tribo foi dividida em cinco confederações separadas. Muitas das terras Tuareg acabaram por ser divididas para criar nações modernas na década de 1960.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível