Trocando a embreagem de um Passat

Escrito por contributing writer | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trocando a embreagem de um Passat
A embreagem é um dispositivo mecânico que permite que um carro mude de marchas (moteur image by berdoulat jerome from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Função da embreagem

A embreagem é um dispositivo mecânico que permite que um carro mude de marchas. Em um Passat, ela consiste em uma placa de pressão e um disco de embreagem. O disco do Passat faz a ligação do volante do motor (que está ligado ao virabrequim) com a caixa de transmissão. Os eixos que saem da caixa de transmissão movimentam as rodas do Passat, e a embreagem regula a transferência de força do virabrequim para os eixos de transmissão. A única maneira de consertar uma embreagem que está patinando é substituí-la, o que deve ser feito com um grande cuidado, pois qualquer erro pode danificar a caixa de transmissão do Passat e o conserto pode ser extremamente caro.

Removendo a velha embreagem do Passat

O primeiro passo na remoção da antiga embreagem é desligar os cabos da bateria do Passat e os cabos da embreagem, que estão localizados à esquerda do motor e ao lado do cilindro hidráulico. Você também vai precisar desligar os fios da luz de ré, que saem da caixa de transmissão do Passat. Em seguida, levante com o macaco a frente do carro e coloque um segundo macaco (ou cavalete) sob o carter do motor. Este segundo macaco apoiará o motor quando você remover a caixa de transmissão. Entre por baixo do Passat e desparafuse a caixa de transmissão do motor. Deslize-a para fora do eixo piloto do motor, coloque a caixa de transmissão no chão deixe-a fora do caminho. Agora deve ser possível acessar a embreagem do Passat, que é montada num volante no lado esquerdo do bloco do motor. Desparafuse a placa de pressão retirando-a junto com o disco de embreagem do volante.

Instalando uma nova embreagem

Você deve limpar as extremidades do eixo piloto do motor antes de instalar a nova embreagem, bem como deve inspecionar a caixa de transmissão para se certificar que não esteja danificada ou com vazamento de fluido hidráulico. Para instalar a nova embreagem, verifique se o disco dela está devidamente alinhado com o volante. Se você olhar para o centro desse disco, você vai notar um conector central levantado. Este conector-amortecedor deve estar voltado para a transmissão. Você também vai precisar de uma ferramenta de alinhamento de embreagem para garantir que o disco esteja devidamente alinhado com o virabrequim. Uma ferramenta de alinhamento desse tipo é uma barra metálica com um eixo numa extremidade e um anel na outra. Deslize o disco da embreagem no eixo da ferramenta de alinhamento e depois a enfie no eixo de manivela através do centro do volante do motor. Uma vez que o disco de embreagem esteja corretamente alinhado e montado, remova a ferramenta de alinhamento e parafuse a placa de pressão no lugar sobre o disco. Finalmente, coloque de volta a caixa de transmissão e parafuse-a no lugar. Abaixe o Passat e reconecte os fios da luz de ré, o cabo da bateria e o cabo da embreagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível