Como trocar o fluído de freio em um Ford Explorer

Escrito por amber keefer | Traduzido por lucas borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como trocar o fluído de freio em um Ford Explorer
Faça você mesmo (Carro na estrada image by Alecsi from Fotolia.com)

Muitos motoristas esquecem que o fluido de freio pode se desgastar com o tempo. Assim sendo, muitos motoristas negligenciam a verificação do fluido de freio em seus veículos, ainda que os mecânicos recomendem que o fluido de freio deva ser verificado a cada três meses e trocado pelo menos uma vez por ano. É um trabalho relativamente fácil, exceto com o cuidado que se deve ter com derramamentos que podem tirar a pintura do carro. No entanto, você pode economizar dinheiro em contas de serviço fazendo o trabalho sozinho.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fluido de freio DOT-3

Lista completaMinimizar

Instruções

    Cuidados básicos

  1. 1

    Certifique-se de que nenhuma gota de água entre no sistema de freio enquanto você está verificando o fluido de freio. A água pode afetar a forma como os freios funcionam. A corrosão ocorre quando a umidade entra em contato com o sistema. Fluido sujo também pode acelerar o desgaste mecânico no sistema de freio e, eventualmente, levar à falha dos freios.

  2. 2

    Localize o cilindro do reservatório de fluido principal que está ligado na parte superior do cilindro principal, que opera o sistema de freio. O "cilindro-mestre" está localizado na parte de trás do mecanismo de direção do lado do condutor. Reservatórios que datam de 1998 e modelos recentes do Ford Explorer são feitos de um plástico translúcido rígido. Os modelos mais antigos podem ter reservatórios de metal. Se você não conseguir encontrá-lo, consulte o manual do proprietário do veículo.

    Como trocar o fluído de freio em um Ford Explorer
    Localizando o reservatório principal (motor image by Petr Efremov from Fotolia.com)
  3. 3

    Primeiramente, verifique o nível do fluido de freio sem retirar a tampa. Provavelmente há uma linha que indica quando o reservatório está cheio. Se o reservatório for de metal, você terá que remover a tampa para ver se é necessário mais fluido de freio.

  4. 4

    Retire a tampa do reservatório caso o fluido de freio encontrar-se baixo. Inspecione as condições do fluido. Se você vir sujeira e sedimentos no reservatório, o líquido deverá ser trocado. Não julgue a condição do fluido de freio por sua cor. Frequentemente, o fluido que possui cor clara contém tanta umidade quanto o fluido que parece escuro e que também é de cor escura. Na verdade, não há relação entre a cor do fluido de freio e seu teor de umidade. Não mantenha a tampa do reservatório fora de seu local mais tempo do que o necessário, de modo a evitar que o fluido absorva muita umidade do ar.

    Como trocar o fluído de freio em um Ford Explorer
    Antes de trocar o fluido... (motor image by Klaus Eppele from Fotolia.com)
  5. 5

    Limpe toda a sujeira em volta da tampa e encha a linha até estar completa ou dentro de ¼ de polegada da extremidade superior do reservatório. Se o reservatório possuir um reservatório duplo, despeje fluido de freio em ambos. Use o fluido de freio DOT-3, que geralmente é o recomendado. Tenha cuidado para não derramá-lo sob o capô, pois isso pode danificar as conexões elétricas. Recoloque a tampa. Procure sinais de vazamento do fluido em torno do motor. Se você suspeitar que possa haver algum vazamento, verifique os níveis de fluido novamente para checar se houve uma rápida queda.

    Como trocar o fluído de freio em um Ford Explorer
    Recomendações para a troca (motor oil and screen wash for cars. products for cars image by L. Shat from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Ao mudar o fluido de freio, você deverá reservar certo tempo para esvaziar e drenar as linhas de ar e qualquer sedimento antes de encher novamente o reservatório. Mantenha cheio o cilindro do reservatório de freio principal quando for drenar as linhas de freio.
  • Caso não se sinta confortável ou com receio ao realizar as etapas, peça ajuda a uma pessoa que possua mais experiência. Alguns erros podem prejudicar o seu carro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível