Mais
×

Como trocar o líquido de arrefecimento do radiador em uma caminhonete Ford

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sua caminhonete Ford precisa de trocas regulares do líquido de arrefecimento do radiador para manter sua performance e a vida útil do motor. Esse líquido é desenvolvido para manter a temperatura do motor dentro de uma certa faixa no clima quente ou frio. Quando fica velho, ele pode perder a habilidade de controlar a temperatura do motor. Você pode trocar o líquido de arrefecimento em sua caminhonete em menos de uma hora e ajudar a manter o funcionamento suave e eficiente do veículo por muitos anos.

Instruções

Saiba como fazer a troca do líquido de arrefecimento do radiador de forma rápida e simples (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Remova a tampa prateada do radiador, localizada entre o motor e a grelha frontal. Remova a tampa preta do reservatório de transbordamento de plástico transparente no lado do passageiro no compartimento do motor.

  2. Localize a "torneira" (ou válvula) de dreno na parte inferior do lado do passageiro do radiador e coloque uma bandeja de coleta no chão, debaixo da torneira.

  3. Afrouxe a torneira com um alicate e deixe o líquido de arrefecimento drenar até que o radiador esteja completamente vazio.

  4. Retire a bandeja de coleta debaixo do veículo e coloque um recipiente vazio debaixo da torneira de dreno, grande o suficiente para comportar vários litros de água. Um balde de 20 L é o suficiente.

  5. Coloque uma mangueira de jardim no topo do radiador e abra o fluxo de água. Lave o radiador até que o fluido de cor normalmente marrom esverdeado saia pelo dreno com uma cor clara.

  6. Feche o fluxo de água da mangueira e remova-a do radiador, em seguida feche a torneira de dreno da peça com o alicate e retire a água drenada com o recipiente debaixo do veículo.

  7. Encha o radiador com o líquido de arrefecimento até o topo e coloque a tampa preta de volta nele, em seguida enche o reservatório de transbordamento até a metade com o mesmo líquido até alcançar a linha marcada em sua lateral. Recoloque a tampa no reservatório.

Aviso

  • Espere o motor se resfriar completamente antes de tentar trocar o líquido de arrefecimento para evitar lesões com queimaduras.

O que você precisa

  • Bandeja para coletar líquidos
  • Alicate
  • Recipiente vazio
  • Balde de 20 L
  • Mangueira de jardim
  • Líquido de arrefecimento para o radiador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article