Mais
×

Como trocar a torneira da cozinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A troca da torneira da cozinha pode parecer algo aterrorizante. Com todos o modelos, tipos, montagem e pias diferentes disponíveis no mercado, o trabalho parece assustador para muitas pessoas. Contudo, apesar de todas as opções, o procedimento básico é o mesmo. Apesar de ter que levar em consideração as variações conforme os modelos, a maioria das torneias de pias é instalada da mesma maneira, com as mesmas chances de erro.

Instruções

As torneiras da pia estão disponíveis em uma grande variedade de estilos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Desligue a válvula principal e as válvulas de água quente e fria da pia.

  2. Desligue os tubos de entrada de água quente e fria e o pulverizador. Mantenha o balde próximo para coletar possíveis escoamentos. Nem todas as pias possuem um pulverizador.

  3. Desparafuse o conjunto da torneira da pia. Na maioria das vezes, são usados materiais inoxidáveis, mas não espere que o conjunto saia com facilidade. Até mesmo pequenos vazamentos podem deixar sedimentos minerais nas peças, dificultando o processo de desparafusagem.

  4. Faça a limpeza do espaço desocupado da torneira. Faça uso de um limpador abrasivo suave. A limpeza com ácido oxálico é bastante útil na remoção de depósitos minerais.

  5. Coloque a nova base do pulverizador e, em seguida, instale o pulverizador de volta na abertura do buraco da torneira. Esse passo pode se tornar mais difícil caso espere para realizá-lo posteriormente.

  6. Coloque a nova torneira na pia. Aperte-a vagarosamente e verifique se está alinhada até terminar de apertá-la completamente.

  7. Conecte os novos tubos de entrada à nova pia da cozinha. Tome cuidado para não apertar demais e danificá-los e certifique-se de que não enrolou a mangueira do pulverizador enquanto instalava os novos tubos.

  8. Ligue a torneira e, devagar, abra as válvulas d'água. Realize o procedimento enquanto procura por possíveis vazamentos.

Dicas

  • Pode-se substituir os tubos de entrada ao trocar a torneira.

Aviso

  • Siga as instruções de instalação que vieram com a nova torneira, afinal, as instruções servem para ajudar.
  • Mesmo que tenha desligado a água, ainda assim pode haver água nos canos. Tenha sempre toalhas ao alcance.
  • Realize sempre as medidas de segurança e limpeza. Use, pelo menos, óculos de proteção, mas uma cobertura total para a face seria ainda melhor.

O que você precisa

  • Balde
  • Chave
  • Limpador abrasivo suave
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article