Casa

Como são feitas as canetas esferográficas

Escrito por contributing writer | Traduzido por josé geraldo rabello petite

Outras pessoas estão lendo

Como são feitas as canetas esferográficas

Entenda como são feitas as canetas esferográficas

http://www.sz-wholesale.com/Search-Result/marksman/, http://www.dkimages.com/discover/DKIMAGES/Discover/Home/Technology/Communications/Writing/Writing-Materials/Pens-and-Ink/Pens-and-Ink-66.html

Visão geral das canetas esferográficas

Uma caneta esferográfica é um instrumento de escrita que solta tinta através de uma esfera metálica localizada em sua ponta. Há dois tipos principais de canetas esferográficas: as descartáveis e as recarregáveis. As descartáveis contêm um cartucho plástico de tinta fixo e são descartadas quando toda a tinta é utilizada. As reutilizáveis possuem um cartucho removível que pode ser substituído quando a tinta acabar. Elas são feitas de plástico, enquanto as descartáveis podem ser tanto de plástico como de metal. Algumas possuem a ponta retrátil ligada a uma mola, movida por um botão em seu topo. As canetas esferográficas são baratas e duráveis, e são o instrumento de escrita mais utilizado na sociedade moderna.

Componentes

Uma variedade de componentes é usada para fazer as canetas esferográficas, incluindo plástico, metal e produtos químicos. Na maioria delas, a esfera é feita de latão, embora também possa ser utilizado aço ou tungstênio. Nas canetas de metal, o corpo, o cartucho e a mola também são feitos de latão ou alumínio. Praticamente todas as canetas possuem uma quantidade significativa de plástico. Até mesmo as mais caras usam plástico para o botão, cartucho, tampa e ponta. Os fabricantes utilizam vários tipos de plásticos, incluindo polietileno de alta densidade, resinas de vinil e plástico termofixo, que fica rígido após ser moldado e resfriado.

Processo de fabricação - Tinta

A tinta é fabricada através da combinação de vários produtos químicos, misturados e aquecidos ou resfriados, facilitando a combinação das substâncias. Os trabalhadores seguem uma fórmula rigorosa ao produzir a tinta, e a maioria dos fabricantes modernos utilizam controles computadorizados para regular a quantidade das substâncias e o processo de mistura. Um grupo separado de trabalhadores faz a checagem da qualidade do processo de fabricação.

Processo de fabricação - Metal

A esfera metálica para canetas esferográficas são geralmente compradas de um fornecedor externo, como um fabricante de metais leves. Os fabricantes das canetas criam os demais componentes utilizando equipamentos para moldar e estampar metais. Os pequenos pedaços de metal são inseridos na máquina de moldagem, que o liquidifica e o coloca em uma câmara de compressão. O metal líquido é então colocado no molde e resfriado, formando as várias peças das canetas. Quando o metal estiver frio e rígido, os excessos são retirados. O molde se abre e a peça é retirada. Os componentes são então limpos e cortados de acordo com as especificações da caneta. As peças cortadas são então limpas e polidas novamente, antes de serem enviadas para montagem.

Processo de fabricação - Plástico

Os componentes plásticos são fabricados através de moldagem por injeção. Nesse processo, a resina de plástico é colocada em um funil, que força a resina através de um compartimento aquecido. O calor a derrete, e ela é então inserida em um molde, resfriada e removida. O excesso de plástico é retirada, e as peças são polidas, limpas e enviadas para montagem.

Montagem

Durante o processo de montagem, a esfera metálica é inserida primeiramente em uma cavidade na ponta do cartucho de tinta. O cartucho é então colocado no injetor, que o enche com tinta. Para canetas retráteis, os trabalhares incluem uma mola na frente do cartucho, permitindo o movimento da ponta. O cartucho completo é então inserido dentro do corpo da caneta. Em seguida, são colocadas as tampas da base e da ponta, completando a montagem. As canetas são limpas, embaladas e despachadas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media