Casa

Como são feitas as canetas esferográficas

Escrito por contributing writer | Traduzido por josé geraldo rabello petite

Outras pessoas estão lendo

Como são feitas as canetas esferográficas

Entenda como são feitas as canetas esferográficas

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Visão geral das canetas esferográficas

Uma caneta esferográfica é um instrumento de escrita que solta tinta através de uma esfera metálica localizada em sua ponta. Há dois tipos principais de canetas esferográficas: as descartáveis e as recarregáveis. As descartáveis contêm um cartucho plástico de tinta fixo e são descartadas quando toda a tinta é utilizada. As reutilizáveis possuem um cartucho removível que pode ser substituído quando a tinta acabar. Elas são feitas de plástico, enquanto as descartáveis podem ser tanto de plástico como de metal. Algumas possuem a ponta retrátil ligada a uma mola, movida por um botão em seu topo. As canetas esferográficas são baratas e duráveis, e são o instrumento de escrita mais utilizado na sociedade moderna.

Componentes

Uma variedade de componentes é usada para fazer as canetas esferográficas, incluindo plástico, metal e produtos químicos. Na maioria delas, a esfera é feita de latão, embora também possa ser utilizado aço ou tungstênio. Nas canetas de metal, o corpo, o cartucho e a mola também são feitos de latão ou alumínio. Praticamente todas as canetas possuem uma quantidade significativa de plástico. Até mesmo as mais caras usam plástico para o botão, cartucho, tampa e ponta. Os fabricantes utilizam vários tipos de plásticos, incluindo polietileno de alta densidade, resinas de vinil e plástico termofixo, que fica rígido após ser moldado e resfriado.

Processo de fabricação: tinta

A tinta é fabricada através da combinação de vários produtos químicos, misturados e aquecidos ou resfriados, facilitando a combinação das substâncias. Os trabalhadores seguem uma fórmula rigorosa ao produzir a tinta, e a maioria dos fabricantes modernos utilizam controles computadorizados para regular a quantidade das substâncias e o processo de mistura. Um grupo separado de trabalhadores faz a checagem da qualidade do processo de fabricação.

Processo de fabricação: metal

As esfera metálica para canetas esferográficas são geralmente compradas de um fornecedor externo, como um fabricante de metais leves. Os fabricantes das canetas criam os demais componentes utilizando equipamentos para moldar e estampar metais. Os pequenos pedaços de metal são inseridos na máquina de moldagem, que o liquidifica e o coloca em uma câmara de compressão. O metal líquido é então colocado no molde e resfriado, formando as várias peças das canetas. Quando o metal estiver frio e rígido, os excessos são retirados. O molde se abre e a peça é retirada. Os componentes são então limpos e cortados de acordo com as especificações da caneta. As peças cortadas são então limpas e polidas novamente, antes de serem enviadas para montagem.

Processo de fabricação: plástico

Os componentes plásticos são fabricados através de moldagem por injeção. Nesse processo, a resina de plástico é colocada em um funil, que força a resina através de um compartimento aquecido. O calor a derrete, e ela é então inserida em um molde, resfriada e removida. O excesso de plástico é retirado, e as peças são polidas, limpas e enviadas para montagem.

Montagem

Durante o processo de montagem, a esfera metálica é inserida primeiramente em uma cavidade na ponta do cartucho de tinta. O cartucho é então colocado no injetor, que o enche com tinta. Para canetas retráteis, os trabalhadores incluem uma mola na frente do cartucho, permitindo o movimento da ponta. O cartucho completo é então inserido dentro do corpo da caneta. Em seguida, são colocadas as tampas da base e da ponta, completando a montagem. As canetas são limpas, embaladas e despachadas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media