Troubleshooting a Yamaha V Max Motorcycle

Escrito por brianna byrne | Traduzido por pedro lopes
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Troubleshooting a Yamaha V Max Motorcycle
Falhas no motor da VMAX podem ter causas simples como o nível incorreto de combustível (gas pump image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

A Yamaha lançou a motocicleta VMAX em 1985. Ela foi criada para competir com as motocicletas "choppers" americanas. A VMAX durou mais de 20 anos até ser retirada de linha, em 2007. Nos últimos modelos, a Yamaha oferecia um manual com dicas para descobrir falhas específicas em casos de o motor não ligar, morrer ou superaquecer. Ela recomenda que os proprietários inspecionem os sistemas de combustível, de compressão, de ignição, a bateria e o radiador, para lidar com estes problemas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Gasolina aditivada
  • Chave de vela
  • Medidor de compressão
  • Velas NGK DPR8EA-9 ou DENSO X2EPR-U9
  • Bateria de 16 amperes e 12 volts

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Instruções

    Sistema de combustível

  1. 1

    Verifique o nível de combustível no tanque.

  2. 2

    Passe para o sistema de compressão e cheque se há combustível suficiente.

  3. 3

    Reabasteça com gasolina aditivada se não houver combustível no tanque. Dê a partida. Se mesmo assim o motor não pegar, vá para o próximo passo.

    Compressão

  1. 1

    Remova as velas com a chave de vela e insira um medidor de compressão dentro de cada cilindro para, manualmente, checar a taxa de compressão.

  2. 2

    Tente dar a partida. Se a pressão estiver entre 140 e 160 libras para cada cilindro, a compressão está no nível correto. Passe para a checagem no sistema de ignição.

  3. 3

    Leve a moto para uma concessionária Yamaha se a compressão estiver muito abaixo de 140 libras por cilindro, para que possam consertar o sistema.

    Ignição

  1. 1

    Remova as velas com a chave de velas e verifique os eletrodos.

  2. 2

    Leve a moto em um mecânico se os eletrodos estiverem ressecados, já que isso significa que há um defeito no sistema de ignição.

  3. 3

    Seque os eletrodos com um pano se estiverem molhados e passe para o próximo passo.

  4. 4

    Verifique as condições das velas. Se estiverem danificadas ou sem cor, substitua-as por velas NGK DPR8EA-9 ou DENSO X2EPR-U9.

  5. 5

    Ajuste o espaçamento da vela para um nível de 0,79 mm a 0,89 mm.

  6. 6

    Gire o acelerador até a metade.

  7. 7

    Acione a partida elétrica. Se ainda assim o motor não ligar, leve a moto em uma concessionária.

    Bateria

  1. 1

    Dê a partida e ouça o barulho do motor. Se ligar rapidamente, a bateria está funcionando normalmente.

  2. 2

    Verifique as conexões da bateria se o motor demorar a ligar. Aperte-as se estiverem soltas.

  3. 3

    Recarregue a bateria a 12 volts.

  4. 4

    Substitua a bateria se a original aparentar estar danificada.

  5. 5

    Leve a moto para uma inspeção aprofundada se o motor continuar ligando lentamente.

    Radiador

  1. 1

    Em caso de superaquecimento do motor, verifique o radiador. Espere até o motor esfriar antes de prosseguir.

  2. 2

    Verifique o nível de aditivo no reservatório do radiador. Se ele estiver um nível adequado, dê a partida e leve a moto em uma concessionária caso o problema persista.

  3. 3

    Se o nível do aditivo estiver baixo, procure por vazamentos.

  4. 4

    Em caso de vazamentos, leve a moto em uma concessionária para reparos.

  5. 5

    Complete o aditivo até o nível adequado se não houver vazamentos e dê a partida. Leve a moto em uma concessionária no caso do superaquecimento continuar a acontecer.

Dicas & Advertências

  • A Yamaha recomenda que os proprietários tentem realizar apenas pequenos reparos. Para um problema mais sério, leve a VMAX em uma concessionária autorizada.
  • Não fume enquanto manusear gasolina, pois isso pode causar um incêndio.
  • O fluido da bateria pode causar queimaduras à pele e aos olhos, por isso mantenha-as longe do alcance de crianças e use luvas e óculos de proteção enquanto manusear a bateria.
  • Inspecionar o radiador com o motor ainda quente pode ocasionar queimaduras devido aos líquidos e vapores. Certifique-se de que o motor esfriou antes de inspecionar o sistema.

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