Mais
×

Como unir splines

Atualizado em 17 abril, 2017

As splines são curvas traçadas entre dois pontos, em projetos 2D ou 3D (bidimensional ou tridimensional). Seus formatos são calculados pare serem o mais suave possível. Felizmente, esse procedimento não precisa ser feito manualmente. O software de modelagem faz tudo sozinho, você só precisa desenhar os pontos, enquanto ele calcula e exibe as splines de forma dinâmica. Uni-las requer alguns passos: conectar os segmentos das pontas de duas splines e entrelaçá-las para formar uma rede, também conhecido como "malha", a partir do qual uma superfície 3-D pode ser renderizada.

Instruções

Curva projetada (railroad track s-curve image by Gareau Enterprises from Fotolia.com)

    Método 1: Conectar suavemente as extremidades de duas splines

  1. Crie duas curvas splines separadas com os pontos finais relativamente próximos.

  2. Junte dois objetos splines em um só: use a ferramenta que une duas peças e não a que agrupa, para que você possa ver os vértices de ambos ao mesmo tempo.

  3. Entre no modo de edição de vértice para o objeto curvo unido, em seguida, selecione a ferramenta que permite criar novos vértices. Ela terá o nome "Refinar", "Criar", ou algo similar.

  4. Desenhe pontos que definam uma nova curva spline ligando os já existentes. Certifique-se que eles contornem na seguinte ordem:

    O ponto adjacente a extremidade de uma curva O ponto final dessa curva O ponto final mais próximo da segunda curva O ponto da segunda curva mais próximo do final

  5. Adicione um ou dois pontos a mais na curva a ser conectada, para ajustá-la às já existentes.

  6. Apague os vértices das curvas originais que coincidem com os da curva a ser unida.

  7. Use a ferramenta para soldar ou fundir vértices para unir as extremidades das três curvas. Consulte a documentação de seu aplicativo para uma ferramenta que automaticamente faz a soldagem do vértice quando estão próximos o suficiente um do outro.

  8. Use a spline conectada como faria com qualquer outra (por exemplo, para criar malhas, como um caminho para a extrusão, para limitar os objetos em uma animação).

    Método 2: Conectar splines para formar uma malha

  1. Desenhe uma forma fechada, como um quadrado, círculo, oval ou polígono, com a ferramenta de linha. Não se preocupe em ser exato. Apenas certifique-se que ponto inicial da forma coincida com o seu ponto final.

  2. Entre no modo de edição do vértice. Use-o para adicionar novos segmentos dentro da forma, certificando-se de que eles conectem vértices exteriores existentes, e que cada polígono interno formado, contenha apenas 3 ou 4. Exclua ou adicione vértices conforme for necessário, para garantir que essas condições sejam cumpridas.

  3. Vá na visualização em perspectiva das curvas spline e puxe, pelo menos, um dos vértices interiores para longe do plano que contém os exteriores, criando um formato tridimensional.

  4. Selecione o objeto contendo as splines conectadas; em seguida, aplique a ferramenta "modifier" para a criação de superfícies a partir de malhas de spline.

  5. Renderize a peça final para ver as splines conectadas como uma superfície lisa.

O que você precisa

  • Software de projeto e modelagem, capaz de desenhar splines
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article