Como os ursos polares se protegem do frio?

Escrito por brooke williams | Traduzido por leonardo de azevedo prado
Como os ursos polares se protegem do frio?

Os ursos polares possuem pele negra, que ajuda a absorver a luz solar, mantendo-os aquecidos

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Os ursos polares vivem nos ambientes mais frios do mundo, andando sobre o gelo do Ártico, nadando sob as águas frias da costa e caçando em áreas cobertas com neve. Eles vivem em temperaturas extremas, mas adaptam-se muito bem. Os ursos polares, que podem pesar até 725 kg, dependem de vários fatores para se manterem aquecidos, de acordo com a "National Geographic".

Outras pessoas estão lendo

Neve e cama

A neve, apesar de sua temperatura frígida, ajuda a manter o urso polar aquecido. De acordo com a Polar Bears International, uma organização que batalha para proteger os ursos polares, esses animais empilham a neve sobre eles, pois ela age como um cobertor isolante. Durante o inverno, os ursos polares enrolam-se em buracos rasos feitos na neve e ficam lá por dias, principalmente quando há persistência por parte das nevascas e tempestades.

Banha

De acordo com o site "www.bearsoftheworld.net", uma fonte on-line sobre vários tipos de ursos, existe uma camada de cerca de 12,5 cm de banha sob a pele do urso polar que serve como isolamento térmico. Para manterem seu peso e essa camada de banha, os ursos precisam ingerir uma ampla quantidade de comida. Os ursos polares ingerem até 150 kg de comida em apenas uma refeição, preferindo a carne vermelha a os outros tipos de alimento. A focas, as belugas (baleias-brancas) e os leões marinhos fazem parte do menu ideal dos ursos polares, alimentando-se apenas da gordura de sua presa, deixando a carcaça para outros animais.

Pelo

O pelo do urso polar é muito importante para o aquecimento do seu corpo. Eles possuem duas camadas de pelos: a externa e a interna. A camada interna retém o calor e a camada externa retém o calor e repele a água, mantendo o animal aquecido, de acordo com a Federação Internacional de Vida Selvagem. A camada externa de pelos é limpa em oca, ela reflete a luz do sol, fazendo com que a cor do urso polar seja branca. Sob os pelos existe uma pele escura, que absorve a luz do sol, fornecendo ao animal a quantidade de calor suficiente para sentir-se confortável.

Grutas

Para proteger os filhos das temperaturas extremas durante o inverno, as fêmeas gestantes buscam por grutas entre Agosto e Outubro, pois elas são mais quentes do que o ar externo. Uma gruta comum mede cerca de 1,8 m de comprimento, 1,5 m de largura e 90 cm de altura. Quando os filhotes nascem, as mães utilizam seus corpos para aquecê-los.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media