Usos modernos da arquitetura grega

Escrito por nina kramer | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos modernos da arquitetura grega
Uma casa moderna que inclui colunas e um pórtico, elementos comuns da Grécia antiga (Large New Ohio Home image by Shannon Workman from Fotolia.com)

É possível ver elementos da arquitetura grega em casas modernas, assim como em edifícios comerciais e públicos. Os arquitetos combinam estes elementos antigos com a arquitetura moderna em várias formas para decorar e melhorar as estruturas. Às vezes são omitidas seções de elementos clássicos; outras vezes elas são substituídas. Por exemplo, um frontão, a forma triangular que aparece sobre as colunas gregas clássicas, é às vezes substituída por uma varanda na construção de uma casa ou prédio moderno.

Outras pessoas estão lendo

Elementos clássicos

As colunas eram as marcas da arquitetura grega clássica. Elas incluem o fuste, ou a coluna tubular em si; um capitel, ou coroa do fuste; e o entablamento, ou filas de blocos sobre as colunas. A arquitetura grega antiga inclui três estilos de colunas: Dórica, Jônica e Coríntia. Alguns edifícios incluíam filas de colunas, chamadas "colunatas". Os edifícios gregos antigos também incluíam o templo, usado para armazenar os tesouros; o ginásio, uma área ao ar livre para atletismo; e o tholos, uma estrutura circular com fins religiosos.

Usos modernos da arquitetura grega
Os lados do famoso Partenon grego foram construídos com colunas dóricas (Athens image by fafoutis from Fotolia.com)

Colunas dóricas

A coluna dórica é a mais antiga e plana. Não tem uma base como as outras colunas, e seu fuste tem vários lados. Tem um telhado de frontão triangular, que frequentemente é esculpido em uma forma particular. O friso, um dos blocos do entablamento, pode ser esculpido ou apresentar um padrão de três linhas verticais intercaladas com espaços vazios. Muitas casas e edifícios comercias modernos são decorados com estas colunas.

Usos modernos da arquitetura grega
Colunas dóricas numa casa contemporânea (large white home image by jimcox40 from Fotolia.com)

Colunas jônicas

A coluna jônica inclui um capitel rolado chamado "voluta", um fuste acanalado, uma base multicamadas e um frontão. É mais alta, fina e elegante do que a coluna dórica. A base tem várias camadas. Esta coluna é vista em muitas estruturas modernas.

Usos modernos da arquitetura grega
As colunas jônicas com uma versão moderna de um frontão não esculpido num edifício recentemente construído (Porch Columns with Trees image by oakrise images from Fotolia.com)

Colunas coríntias

A coluna coríntia é a mais ornamentada. Seu capitel é fortemente decorado com um tema de folhas, usualmente folhas de acanto ou de uma erva perene da área mediterrânea. Tem um fuste acanalado e uma base em camadas. A coluna coríntia, com seu telhado plano, não tem um frontão. A Casa Branca, com sua colunata frontal, apresenta um toque moderno nas colunas coríntias, sem os canais tradicionais que correm por elas.

Usos modernos da arquitetura grega
Colunas coríntias com um toque moderno: fustes sem canais (Columns image by Nikita Pryanishnikov from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível