Mais
×

Como utilizar a operação de razão no Microsoft Excel

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A razão é utilizada para comparar números (que possuem a mesma unidade de medida) com o todo. De acordo com o Dr. Math, integrante do "The Math Forum", a razão é geralmente um quociente de dois números. Ela pode aparecer com uma fração ou com dois pontos. O Microsoft Excel possui fórmulas embutidas que lhe auxiliam rapidamente a calcular o total e, posteriormente, determinar a razão. Pode-se copiar a fórmula de uma célula e multiplicá-la em várias outras em sua planilha, a fim de economizar tempo.

Instruções

  1. Abra uma planilha nova ou já existente no Microsoft Excel.

  2. Digite os números que você deseja calcular colocando cada um em sua devida célula. Certifique-se de não adicionar nenhum caractere juntamente com os números, pois o Excel irá calcular cada um deles.

  3. Encontre o total de números de itens que você está calculando, colocando o cursor em algum espaço vazio.

  4. Clique no botão "AutoSum" na barra de ferramentas "Padrão" e selecione os números que você deseja utilizar. Em seguida, pressione a tecla "Enter".

  5. Coloque o cursor em alguma célula vazia, onde você desejar que a razão seja exibida.

  6. Digite "=" (sinal de igualdade) na célula e selecione o número que você deseja encontrar a razão.

  7. Digite "/" (sinal de divisão) na célula e selecione a célula com o total (conforme o passo 4). Em seguida, pressione a tecla "Enter". A razão será exibida como decimal.

  8. Selecione as células que incluem o resultado calculado e a razão. Para colar a fórmula em outras células, coloque o cursor no canto direito da célula selecionada. Em seguida, arraste o mouse para baixo, a fim de colar a fórmula nas outras células.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article