Mais
×

Como utilizar pneus velhos em um jardim

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Reciclar pneus velhos não apenas ajuda o meio ambiente, como também aumenta o desafio da jardinagem. Vasos de jardim feitos de pneus velhos podem manter o solo aquecido, permitindo um plantio antecipado em climas frios. Você pode criar seus próprios projetos de jardins feitos de pneus reciclados ou produtos de borracha reciclados.

Instruções

  1. Tenha em mente que pequenas quantidades de metais pesados em pneus não são consideradas perigosas ou capazes de lixiviar o solo. Além disso, o zinco contido em pneus pode ser benéfico às plantas.

  2. Procure projetos de jardinagem que utilizem pneus desgastados, aproveitando assim para tirá-los dos lixões. Se você não possuir pneus velhos, procure por uma loja de pneus ou alguma oficina de carros, eles podem fornecer-lhe alguns gratuitamente.

  3. Crie um canteiro para plantas. Limpe um pneu velho e preencha o centro com solo para utilizá-lo como canteiro. Pneus com ou sem aros são adequados para canteiros.

  4. Compre uma mangueira de pulverização feita de pneus reciclados. Cerca de 65% da mangueira pode ser feita de pneu reciclado, e os buracos do seu pino possibilitam uma regagem eficiente dos jardins.

  5. Utilize uma cobertura feita de pneus reciclados. Os pneus velhos formados em três anéis e com cobertura ajudam a impedir o crescimento das sementes; contudo, a água e os nutrientes ainda passam através da cobertura de borracha.

  6. Pense na possibilidade de comprar coberturas para jardins coloridas feitas de produtos de borracha reciclada. Os fabricantes dizem que essas coberturas resistem ao desbotamento, à decomposição e que não são tóxicas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article