As vantagens de uma alimentação saudável

Escrito por patricia tomaskovic | Traduzido por diego dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens de uma alimentação saudável
Alimentação saudável significa escolher comidas melhores

Alimentação saudável é uma escolha pessoal. Há diferentes vantagens disponíveis para cada um de nós. Um enorme senso de bem-estar, altos índices de energia, integridade emocional, uma mente alerta e ativa e atividades físicas podem ser executadas por qualquer um. Quem pode negar a vantagem de bons hábitos nutricionais sobre as chances de se desenvolver problemas de saúde e doenças? Saúde não é apenas ausência de doenças. Engloba muito mais do que isso, nos permitindo aproveitar completamente e apreciar boa qualidade de vida. Essas são apenas algumas das vantagens de uma alimentação saudável.

Outras pessoas estão lendo

Uma visão geral sobre alimentação saudável

Ótima nutrição, no seu mais básico nível, é definida pelo nutricionista britânico Patrick Holford no seu livro "The Optimum Nutrition Bible" (A bíblia da ótima nutrição): "é apenas dar a você mesmo os melhores nutrientes para permitir que seu corpo seja o mais saudável possível como também funcionar o melhor que puder". Cada um de nós tem necessidades diferentes que dependem de muitos fatores, a começar com forças e fraquezas de quando nascemos (nossa formação genética) com os efeitos que o nosso ambiente exerce sobre nós. Isso é evidente pela tremenda quantidade de variação entre nós. Assim, nossas necessidades nutricionais também são distintas. Embora não haja a melhor dieta de alimentação para todos, existem alguns guias gerais que se aplicam a todos nós.

Nossos corpos são feitos de moléculas que nós obtemos através da comida que ingerimos. Ao longo da vida, nós comemos 100 toneladas de comida, segundo Holford. Essa comida é digerida por enzimas ricas em secreções encontradas em nosso trato digestivo. Este é responsável por absorver macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). A saúde e a integridade não apenas do nosso sistema digestivo, mas de todo nosso corpo como seres humanos, depende do que comemos. Nosso estado nutricional determina como nós mantemos a nossa saúde e nos adaptamos aos desafios na nossa vida cotidiana. É possível se manter saudável e melhorar a saúde diariamente atingindo a quantidade ideal de nutrientes que precisam ser ingeridos.

Prevenção de doenças

Prevenção de doenças é provavelmente o maior benefício de uma alimentação saudável. Muitas das doenças que vivenciamos diariamente, como câncer, diabetes e doenças cardíacas, estão diretamente relacionadas com nossa alimentação. Câncer de peito, intestino e próstata estão ligados a hábitos alimentares ruins. Pressão alta, colesterol alto e acidente vascular cerebral também podem ser prevenidos por meio da melhores dos hábitos alimentícios. Doenças causadas por comidas não saudáveis são comuns na nossa sociedade, entretanto uma alimentação balanceada permite a nós e a quem amamos melhores condições de saúde.

Controle do peso

Todos nós estamos cientes da ligação de maus hábitos alimentares à obesidade. Atualmente, a obesidade é uma das maiores preocupações sobre a saúde no País. Nós tendemos a comer mais comida do que nosso corpo realmente precisa para poder funcionar adequadamente. Esse é um dos principais fatores que vêm contribuindo para o aumento do número de pessoas que tem problemas com o controle de peso. Nós dizemos que não temos tempo de preparar comidas saudáveis. Para melhorar a qualidade de vida, nós precisamos muito mais das formas do que apenas controle de peso, na verdade precisamos aprender a priorizar as responsabilidades de nossas vidas.

Maior energia

Nosso corpo requer a ingestão de nutrientes apropriados para as tarefas ao longo do dia. Pata ter energia para realizar as atividades que desejamos, é possível por meio de ótima nutrição. Alimentação saudável nos faz sentir mais dispostos e além disso nós curtimos a vida muito mais.

Agilidade de raciocínio

Agilidade de raciocínio e concentração são alcançados através de hábitos alimentares saudáveis. Uma ótima nutrição está associada com maior longevidade e esperteza ao longo da vida é uma meta que todos nós esperamos ter. Hábitos alimentares saudáveis também estão ligados com equilíbrio mental e emocional, promovendo uma melhora qualidade de vida.

Sistema imunológico mais resistente

Bons hábitos nutritivos ajudam a prevenir de infecções melhorando nossa resistência. Ao incluir a ingestão de frutas e vegetais frescos e grãos no lugar de alimentos processados ou congelados, nosso corpo consegue obter os nutrientes necessários para nos manter fortes e saudáveis. Ao comermos comidas variadas, devemos ser capazes de assegurar que o nosso corpo possa obter todos os nutrientes que precisa.

Benefícios adicionais de uma alimentação e dieta saudável

Alguns dos benefícios adicionais que ganhamos comendo alimentos saudáveis são melhora na qualidade do sono, melhora no tom de pele, sentimento de bem estar de forma geral, melhora na execução de atividades físicas, baixos índices de doença, aumento do QI e maior longevidade de vida com mais qualidade e vitalidade. Para alcançarmos as vantagens de uma alimentação saudável, precisamos apenas fazer pequenas mudanças nas nossas dietas alimentares e controlar o tamanhos da porções além de fazer melhores escolhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível