Vantagens e Desvantagens da Avaliação Informal na Educação Infantil

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por lily alves
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Vantagens e Desvantagens da Avaliação Informal na Educação Infantil
Avaliação informal é frequentemente usada em salas de aula de educação infantil (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Avaliações informais são os tipos de avaliação naturalistas. Estes procedimentos de avaliação ocorrem no ambiente de sala de aula durante situações típicas de aprendizagem precoce, tornando-as mais autênticas do que os testes padronizados, que devem acontecer em um ambiente controlado.

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Tipos de avaliações informais

Métodos de avaliação informais incluem: portfolios, registros anedóticos, registros de funcionamento, tempo de amostragem, amostragem de eventos, listas de verificação, escalas de avaliação e entrevistas com os pais. Cada tipo de avaliação tem vantagens e desvantagens.

Portfolios

Um portfólio é uma coleção de trabalho de uma criança em áreas muito específicas. Duas vantagens da avaliação de portfolio é que ela mostra o progresso do aluno ao longo do tempo, e envolve os alunos no processo de avaliação. A desvantagens são a grande quantidade de tempo necessário para compilá-los e a natureza subjetiva desse tipo de avaliação. Além disso, como todas as avaliações informais, os portfolios podem faltar em confiabilidade e validade.

Registros anedóticos

Com um registro anedótico, o observador anota os comportamentos dos alunos, sem fazer qualquer julgamento. As vantagens dos registos anedóticos são: o observador não exige uma formação especial, e a observação pode ser utilizada para focar especificamente nos comportamentos de interesse. As desvantagens deste tipo de avaliação são que os resultados dependem da memória do observador e elas podem ser negligenciadas em muitos comportamentos cruciais para focar um comportamento específico.

Registros de execução

Um registro narrativo ou descritivo envolve a um observador manter notas detalhadas de comportamento de uma criança durante um período de tempo específico. As vantagens são que pouco treino é necessário para o observador, a ênfase é em todos os comportamentos e o contexto é bem aparente. As desvantagens de registros de funcionamento são de que o processo é extremamente demorado, ele é ótimo para uma única criança, mas impossível para um grupo sem retirar a neutralidade, o que é difícil para um professor em sala de aula.

Período de amostragem

Quando um observador foca em um grupo ou uma criança para a incidência de um comportamento específico ao longo de um determinado período de tempo, isto é conhecido como período de amostragem. As vantagens são: o observador pode registrar dados para vários alunos ao mesmo tempo, o método fornece dados úteis sobre a frequência do comportamento e do método leva menos tempo do que a maioria das outras medidas informais. As desvantagens incluem: o observador pode perder comportamentos fora do período de tempo, as causas e consequências do comportamento não são rastreadas e o método concentra-se em comportamentos frequente ao invés daqueles que podem ser problemáticos.

Amostragens de eventos

Com um método de amostragem de eventos, o observador é capaz de anotar as observações e registros de comportamentos específicos. As vantagens é que ele rastreia os antecedentes e consequências associadas ao comportamento e é usado para observar até mesmo problemas de comportamento que ocorrem raramente. As desvantagens são a falta de detalhes e a estreiteza do foco sobre os comportamentos exclusivos.

Escalas de classificação e listas de verificação

Observadores usam listas de verificação para avaliar a capacidade de uma criança ao realizar uma habilidade específica. Observadores usam escalas para expressar o grau em que a criança realiza um comportamento específico. Ambas as escalas e listas são fáceis de usar e permitem que o observador monitore várias habilidades ao mesmo tempo. A pontuação é geralmente muito fácil para esses aspectos. As desvantagens de usar listas de verificação e escalas de avaliação são a subjetividade envolvida no processo de notação e menos detalhes sobre os comportamentos específicos.

Entrevistas com os pais

Entrevistas com os pais são geralmente questionários para o observador coletar os dados dos pais ao invés de observar diretamente a criança. O maior problema com entrevistas é a vista irrealista ou preconceito dos pais em favor ou contra a criança. A principal vantagem de uma entrevista com os pais é uma perspectiva de fora da sala de aula - uma visão da criança a partir de um outro ambiente. Os pais podem testemunhar comportamentos que são muito diferentes daqueles que o professor vê.

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