Vantagens e desvantagens dos cabos multimodo e monomodo

Escrito por tommy charles | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens dos cabos multimodo e monomodo
A escolha de cabos de fibra óptica multimodo ou monomodo dependerá de sua aplicação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os cabos de fibra óptica multimodo e monomodo diferem consideravelmente no desenho e no propósito. Embora ambos os cabos utilizem os mesmos princípios básicos, cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, o que os fazem melhores para determinados entornos. Aprender quando é apropriado usar um ou o outro é crítico para configurar corretamente uma rede de fibra óptica, pois usá-las de forma errada pode ser um erro custoso.

Outras pessoas estão lendo

Cabo de fibra óptica monomodo

O cabo de fibra óptica monomodo é desenhado para levar um único comprimento de onda de luz, conhecida como "modo". Os cabos monomodo usam lasers como fonte de luz e são usados tipicamente em comunicações de longa distância por empresas de telefonia e televisão. Você poderá encontrar também cabos de um núcleo usados como fonte de iluminação, pois podem projetar luz em um padrão específico. Com um diâmetro de núcleo de apenas 10μm, os cabos de fibra óptica monomodo são muito menores dos que os multimodo.

Cabo de fibra óptica multimodo

Os cabos de fibra óptica multimodo possuem diâmetros maiores do que os monomodo, pois contêm fibras de diferentes espessuras. Essas fibras permitem ao cabo levar luz de múltiplos comprimentos de onda. Como não precisam de luz de um comprimento de onda específico, podem usar um diodo emissor de luz (LED) como fonte. Você encontrará cabos multimodo usados frequentemente dentro de um prédio, pois permitem levar luz de diferentes comprimentos de onda e por possuírem a habilidade de usar fontes de luz baratas e não industriais.

Vantagens e desvantagens do cabo monomodo

O cabo monomodo é muito mais difícil de fabricar e operar do que o cabo multimodo, mas é muito mais rápido. Os lasers exigidos são muito caros e podem ser usados apenas com um cabo por vez. Essa dependência dos lasers significa que o cabo monomodo é menos versátil que o multimodo, e as aplicações são limitadas. No entanto, é capaz de transmitir dados com uma velocidade de até 40 GB/s a centenas de quilômetros com pouca perda de integridade. Para distâncias maiores, o cabo pode levar dados a velocidades de até 10 GB/s.

Vantagens e desvantagens do cabo multimodo

Os cabos multimodo são mais baratos de operar, instalar e manter do que os monomodo. No entanto, são muito mais limitados em velocidade e distância. Por exemplo, a velocidade máxima de um cabo multimodo é 10 GB/s, mas até uma distância de apenas 300 metros. Para distâncias de até 2 quilômetros, a velocidade se reduz a 100 Mbit/s. Em outros casos, a velocidade se torna desprezível. Essa limitação é negada pelo fato de que a velocidade máxima é suficiente para o ambiente no qual o cabo é usado mais frequentemente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível