Mais
×

As vantagens e desvantagens de colocar as crianças na escola cedo ou tarde

Atualizado em 20 julho, 2017

As portas ficarão abertas para seu filho quando tiver cinco anos, já que ele poderá ir para a escola pela primeira vez. Os pais cujos filhos estão na idade próxima à indicada para entrar na escola, podem escolher mandá-lo para a aula ou atrasar o início em um ano. Aprender sobre estar pronto para a escola e as vantagens e desvantagens de começar as aulas mais cedo ou mais tarde vai lhe ajudar a tomar a melhor decisão para seu filho.

Os pais podem escolher que seu filho de cinco anos entre na escola ou espere um pouco (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Estar pronto para a escola

Para saber se seu filho está pronto para ir à escola, verifique sua capacidade de desenvolvimento e o nível de conhecimento. De acordo com Kathleen Olson e Alisha Hardmand da Universidade de Minnesota, uma criança que começa a ir à escola deve conseguir falar frases claras, segurar corretamente um lápis, contar até dez, reconhecer as letras do seu nome, focar em atividades pequenas de até 15 minutos e ter vontade de fazer a sua parte em atividades em grupo. Para preparar melhor seu filho para a escola, leia e cante para ele diariamente, apresentando-lhe a língua escrita e falada e o ajudando a construir seu vocabulário.

Diferença de idade

Se o aniversário de seu filho é no meio ou no início do ano, ele pode ser um dos mais novos da sala. Em relação ao desenvolvimento, pode haver uma grande diferença entre seu filho e seus colegas mais velhos. Se você acha que seu filho já tem as habilidades necessárias para começar a ir à escola, talvez seja muito bom que ele vá, apesar da diferença de idade. No entanto, caso seja necessário, mais um ano em casa o ajudará a se desenvolver e fortalecer suas habilidades sociais e as relacionadas à alfabetização. Ele será uma das crianças mais velhas da sala quando começar no ano seguinte.

Trabalho e creche

Uma desvantagem de não colocar a criança na escola por mais um ano serão os custos da creche, que podem ser muito altos. Esperar um ano também pode significar esperar mais um ano para voltar a trabalhar, o que pode prejudicar a sua carreira e as finanças da família. Por outro lado, para aqueles que podem bancar os custos de ficar mais um ano longe da escola, atrasar o início pode ajudar a fortalecer os laços entre a criança e os pais.

Peça ajuda

Fale com outros pais em situações parecidas. Converse com os professores ou o diretor da escola na qual você gostaria que seu filho estudasse e discuta as opções disponíveis. Faça uma lista das vantagens e desvantagens. Mantenha o interesse do seu filho no foco, levando em conta todos os problemas antes de tomar uma decisão final.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article