Vantagens e desvantagens de empregos de meio expediente

Escrito por dennis hartman | Traduzido por pamela miranda
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de empregos de meio expediente
Os trabalhos em restaurantes de comidas rápidas geralmente são de tempo parcial (Andersen Ross/Digital Vision/Getty Images)

Muitas empresas oferecem empregos de meio expediente, dando aos empregados e empregadores uma alternativa ao trabalho em tempo integral. Mas, esta opção pode não ser apropriada ou suficiente para qualquer tipo de pessoa. As empresas combinam empregos de tempo parcial e tempo integral para cobrir as necessidades dos empregados sem precisar gastar fortunas em salários.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Não existe uma definição padrão do que se constitui o trabalho de meio período ou meio expediente, mas comumente é dado esse nome para trabalhos de menos de 40 horas semanais. Algumas empresas restringem o horário de trabalho para empregados de meio período a não mais do que 30 horas semanais. Quase todos os empregados de meio expediente recebem por hora trabalhada. Estes trabalhos compreendem turnos de poucas horas ou dias completos, mas frequentemente as pessoas só trabalham alguns dias por semana. Os empregos de meio período geralmente são à noite e aos finais de semana, para completar horários de empregados de tempo integral e turnos de final de semana.

Benefícios

Para os empregadores, os trabalhos de meio expediente são manerias de aumentar a mão de obra sem ter que pagar os salários e benefícios que os empregados de tempo integral têm direito. Os trabalhadores de meio período podem trabalhar poucas horas quando o trabalho é menor, aumentar a mão de obra quando há muito trabalho, ou durante temporadas altas.

Para os empregados, um trabalho de meio período oferece uma agenda mais flexível. Pode ser também uma fonte de renda adicional, como um segundo emprego. Este tipo de trabalho é indicado para pessoas jovens, com o intuito de ganhar experiência antes de se apresentar para trabalhos mais competitivos e de tempo integral, que exigem mais responsabilidades e compromisso.

Vantagens e desvantagens de empregos de meio expediente
Empregos de meio expediente (work after working image by Igor Nikolayev from Fotolia.com)

Desvantagens

Empregados de meio expediente precisam encarar alguns problemas únicos, como a inexistência de benefícios de plano de saúde ou plano de aposentadoria. Também, quando não há muito trabalho, as horas podem ser reduzidas, diminuindo também o pagamento. As empresas que contratam empregados de meio expediente devem gastar muito mais tempo preparando e capacitando mais trabalhadores do que se houvesse uma equipe de empregados de tempo integral.

Considerações

Não existem diferenças legais entre trabalhos de tempo integral e de meio expediente. A Lei de Trabalho é igual para todos os empregados, independentemente das horas trabalhadas. Isto significa que os empregadores não podem negar direitos a nenhum empregado, independentemente do tipo de trabalho (meio período ou integral) em referência aos controles de segurança do lugar de trabalho.

Equívocos

Empregos de meio expediente e de tempo integral não são os únicos dois tipos de trabalhos disponíveis e, sim duas das opções mais comuns para pessoas que trabalham para um mesmo empregador. Existem também outras opções, como profissionais autônomos, empreiteiros e donos de empresas que, também podem ter jornada completa ou de meio expediente, mas que não se qualificam como empregados para o pagamento de taxas e impostos. Os trabalhadores precisam saber em qual categoria entram para saber quais tipos de taxas devem pagar. Os empregados de tempo integral ou meio expediente estão na mesma categoria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível