Educação e ciência

Vantagens e desvantagens do ensino à distância

Escrito por lee morgan | Traduzido por marla maisonnett
Vantagens e desvantagens do ensino à distância

Cursos à distância tem muitos pontos fortes, mas também tem sua parcela de pontos fracos

student image by Alexander Zhiltsov from Fotolia.com

O ensino à distância é uma forma de fazer cursos educacionais sem assistir pessoalmente à aula em um colégio ou campus. Este método de estudar tem melhorado ao longos dos anos com os avanços da tecnologia. Os computadores e a Internet tem feito disto um tipo de experiência educacional muito mais acessível, já que não depende de informações gravadas ou da entrega de materiais e trabalhos por correio. Essas melhorias tem concedido algumas vantagens adicionais aos cursos à distância. Contudo, este tipo de experiência educacional ainda tem suas desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Sem comutação

Fazer uma sala de aula em qualquer lugar que você vê, se encaixa como um curso à distância. Não importa onde estiver, você pode estudar os materiais e completar as tarefas exigidas no seu próprio espaço. Não há necessidade de ir até o campus para assistir as aulas, já que as aulas vão até você seja por vídeo ou pela Internet. Essa vantagem é importante para aqueles que não moram perto de um campus e não podem ir à aula regularmente. Isso permite que mais pessoas acessem as informações de um curso, reduzindo os gastos com combustível e a necessidade de outros preparativos, que possam impossibilitar a assistência à aulas para alguns, como creches ou outros impedimentos.

Conveniência

Cursos à distância estão entre os cursos disponíveis mais convenientes aos estudantes. Não há necessidade de conseguir tempo para ir à uma palestra, nem exigência de dias para se dedicar a um trabalho, e não há nem razão para tirar os pijamas para ir as aulas. Como estudante, você escolhe quando e como você quer se dedicar às tarefas. Isso permite que a escola se adapte à sua vida ao invés do contrário. Até nos cursos à distância há prazo de entrega de tarefas, mas com alguma preparação e planejamento, isso não afetará sua vida.

Trabalhe no seu ritmo

Uma sala de aula, muitas vezes, coloca pressão sobre os estudantes para trabalhar mais rápido do que eles estão acostumados. Isso pode impedir a compreensão total sobre um assunto e privar o estudante do conhecimento. Cursos à distância eliminam essa pressão e permitem que os estudantes trabalhem no seu ritmo, até que eles entendam bem.

Sem retorno imediato

Um ponto fraco do curso à distância é a falta do retorno imediato dos instrutores. Enquanto um e-mail com pergunta pode ser respondido adequadamente em algumas horas ou dias, o ambiente de uma sala de aula pode fornecer sessões de perguntas e respostas instantâneas, que permitem ao aluno entender rapidamente o conteúdo para seguir em frente.

Poucas opções

Uma das maiores desvantagens do estudo à distância é a falta de opções. A maioria das universidades oferece poucas disciplinas em cursos à distância, o que significa que pode ser impossível obter uma graduação sem frequentar aulas presenciais.

Requer compromisso e disciplina

Cursos à distância exigem dedicação do aluno. Sem compromisso com o assunto e disciplina para terminar o trabalho, é fácil deixar as tarefas de lado e nunca concluir o curso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media