Vantagens e desvantagens de ter seu próprio negócio

Escrito por shelley frost | Traduzido por eduarda de carli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de ter seu próprio negócio
Ser dono de um negócio significa longas horas de trabalho (business colleagues image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Um empreendimento vem com vantagens e desvantagens. Explorar os prós e os contras antes de começar o seu negócio prepara você para as possibilidades. Para algumas pessoas, as desvantagens podem superar os possíveis ganhos; para outros proprietários de novas empresas, o exercício ajuda a identificar e evitar armadilhas. O tipo de firma que você escolher fará algumas vantagens e desvantagens serem mais relevantes, mas a maioria dos problemas se aplica universalmente à posse do negócio.

Controle

Uma vantagem para muitos empresários é o controle na tomada de decisões da empresa. Como proprietário, você molda a empresa com base em suas próprias visões e metas. Como você é o patrão, decide como administrar o empreendimento e qual direção seguir. Você define o seu horário de trabalho, o que significa mais flexibilidade, e decide se quer ter um negócio em tempo integral ou parcial. Pode também controlar a quantidade de esforço empreendido. Na maioria dos casos, quanto maior o esforço empenhado, melhores serão os resultados.

Recompensa

Quando você possui um negócio, recebe diretamente a recompensa do esforço que empenhou na empresa. Se você criar um empreendimento altamente lucrativo e bem-sucedido, irá se beneficiar de sua renda e reputação no mundo dos negócios. Ver a sua visão se tornar realidade oferece uma sensação de orgulho e realização. Esse reconhecimento nem sempre é tão imediato e, por vezes, não virá se você trabalhar para alguém.

Tudo depende de você

Uma possível desvantagem de possuir um negócio é que você é responsável pelo sucesso ou fracasso dele. A fase inicial é muitas vezes a mais difícil, porque a sua empresa ainda não está estabelecida no mercado. Os proprietários começando um negócio muitas vezes passam longas horas trabalhando duro para conseguir fazer a empresa funcionar. Um dia perdido devido a doença ou outras situações pessoais muitas vezes significa rendimentos e oportunidades desperdiçados. Equilibrar o trabalho e a vida pessoal se torna um problema para muitos empresários, já que ele tende a consumir mais da sua vida, diminuindo o tempo para a família. Você pode se encontrar com menos tempo para socializar porque está trabalhando mais.

Variações na renda

Como funcionário de uma empresa estabelecida, você recebe o seu salário regularmente, em quantidade consistente. Quando você administra um negócio, é provável que a renda flutue, por vezes extremamente: pode ter um mês de recorde de renda seguido por outro com quase nenhuma. Possuir um planejamento para essas flutuações torna mais fácil pagar todas as contas em meses de baixa renda. Você também precisa estudar o custo dos benefícios para si e para todos os empregados. Ao deixar o mundo corporativo, você deixa para trás o plano de saúde, as férias remuneradas, os planos de aposentadoria e todos os outros tipos de benefícios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível