As vantagens de um flash duplo vs. flash circular em fotos macro

Escrito por karen s. garvin | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens de um flash duplo vs. flash circular em fotos macro
Tirar fotos macro requer uma boa iluminação que não ofusque o objeto (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Dois tipos de sistemas de flash externo comumente usados em fotos macro são o flash duplo e o flash circular. O sistema de flash duplo lhe dá várias vantagens importantes se comparado ao sistema de flash circular, mas talvez a mais importante seja o sistema duplo, o qual permite que você mude a distância e o ângulo das unidades de flash para ter um melhor controle criativo sobre a sua iluminação.

Outras pessoas estão lendo

Fotografia macro

A fotografia macro é um tipo de fotografia com proximidade, que envolve tirar fotos de objetos bem pequenos em tamanho real ou maior. Um objeto fotografado em tamanho real é geralmente conhecido como tendo uma razão 1:1. As lentes macro possuem uma distância focal bem pequena, geralmente apenas alguns centímetros. As lentes comuns usadas com anéis de extensão também podem ser usadas na fotografia macro, tendo as mesmas limitações de distância. Essa curta distância entre o objeto e a lente significa que o flash embutido da sua câmera não será capaz de iluminar o objeto adequadamente e a lente fará sombra sobre ele. Para ter bons resultados, você precisará de algum tipo de fonte externa de luz para iluminar seu objeto.

Usando um flash circular

Um tipo de flash externo para fotografias macro é o flash circular. Como o nome sugere, ele tem uma forma circular, como um anel, e é feito para encaixar em volta da lente da sua câmera. Eles podem ser usados em câmeras DLSR, mas não em câmeras digitais compactas. O flash é montado na lente e o cabo de alimentação é conectado à parte de baixo da câmera, utilizando a bateria da própria câmera. Os flashes circulares usados em fotos macro geralmente não fornecem luz o bastante para serem usados na fotografia comum.

Usando um flash duplo

O sistema de flash duplo usa duas unidades de flash, situadas dos dois lados da sua lente para iluminar seu objeto. Diferentemente do flash circular, que é uma peça só, o sistema duplo usa duas unidades, o que significa que você pode variar seus ângulos para alcançar efeitos de iluminação que não são possíveis com o flash circular. Alguns modelos, como o Canon MT-24EX, são montados na lente para que fique ao seu lado. Outros modelos, como o Minolta Twin Flash 2400, possuem braços extensíveis que lhe permitem mudar a distância entre o flash e a lente da câmera, assim como entre o flash e o objeto.

Benefícios de um flash duplo

Um flash circular fornecerá um nível de iluminação para que sua imagem não tenha pontos com muita luz ou muita sombra, mas a desvantagem é que a foto geralmente parece irreal, porque a iluminação frontal produz uma aparência achatada. Um sistema duplo produzirá uma situação de iluminação mais natural e os resultados geralmente são mais atraentes, pois há uma maior dimensionalidade na imagem. Ser capaz de escolher a posição das unidades do flash duplo lhe permite que usar a luz lateral, destacando a textura dos seus objetos. As unidades de flash duplo também lhe permite mudar os níveis de saída de luz. Um flash pode ser mais forte que o outro, dando-lhe uma variedade muito maior de efeitos de iluminação criativa. Como as unidades desse sistema são semelhantes aos flashes externos simples, você pode usar alguns acessórios neles, como os géis coloridos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível