As vantagens do Microsoft Windows XP

Escrito por contributing writer | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens do Microsoft Windows XP
Inúmeros usuários de Vista acabaram voltando para o XP (Manos en teclado 20509 image by pablo from Fotolia.com)

O Microsoft Windows XP é um importante sistema operacional e possui muitos pontos positivos. Ele provou ser um real pioneiro no campo de tecnologia de software e deixou para trás o Microsoft Windows Vista que é na verdade o seu sucessor. Inúmeros usuários de Vista acabaram voltando para o XP.

Outras pessoas estão lendo

Histórico

O Microsoft Windows Experience, comumente chamado de XP, é um dos ramos da árvore genealógica de sistemas operacionais da Microsoft. O seu lançamento no mercado ocorreu em 25 de Outubro de 2001. O Windows XP é tido como o primeiro sistema operacional que é "amigável ao usuário", baseado no Windows NT, o qual foi a primeira versão de 32-bits do Windows. O XP é basicamente a versão sem falhas e melhorada do Microsoft Windows 2000 e do Windows Me, que foram lançados antes dele no mercado. O Windows XP tem algumas versões comumente utilizadas: Windows XP Home Edition, com público-alvo de usuários domésticos, Windows XP Professional principalmente para profissionais e empresários de software, e Windows XP Media Center Edition, a qual possibilita gravar e assistir programas de TV, assistir filmes em DVD e escutar música. Essa lista não acaba, e continua com o Windows XP Tablet PC Edition, que é especialmente projetado para os tablets com todo o conteúdo do XP Professional e outros tantos mais avançados. A Microsoft lançou o XP para introduzir uma interface gráfica completamente amigável ao usuário, que era completamente estável, eficiente e livre do inferno dos DLL que segurou os seus usuários em suas garras durante tanto tempo. O Windows XP provou ser um sistema operacional bem-sucedido.

Os benefícios do Microsoft Windows XP

O Windows XP é muito rápido e gera respostas rápidas normalmente. Como um sistema operacional multitarefa, ele permite aos seus usuários trocar de aplicativos e voltar a trabalhar com eles mesmo que um dos aplicativos tenha parado de funcionar de maneira repentina. Além disso, o seu processo de inicialização é tão rápido que dentro de segundos os aplicativos se abrem. Uma segunda grande vantagem do XP é a sua função de deletar rápido. Inicialmente, se demorava longas horas deletando arquivos porque os usuários tinham que esperar eternamente até que cada arquivo fosse apagado. Mas com o XP, a rápida ação de deletar se dá com a limpeza das árvores NTFS (sigla em inglês para Nova Tecnologia de Armazenamento de Arquivos). A sua funcionalidade do Ctrl+Alt+Del implica que quando o navegador de internet travar, os usuários podem simplesmente usar as teclas Ctrl+Alt+Del simultaneamente para fazê-lo funcionar novamente. As atualizações automáticas do XP ocorrem sem atrasos, de maneira programada e não interferem com a atividade do navegador. O XP também apresenta um exemplar sistema de notificação de erros: quando existe qualquer problema, dentro de pouco tempo um relato do erro é enviado para a Microsoft para que ela solucione-o, prevenindo qualquer travamento do sistema. O Windows XP é formulado de tal maneira que ele tem um suporte universal de hardware feito pelos seus vendedores e roda em quase todos os computadores com processadores Intel ou AMD de 1998 até a data presente.

Suporte e atualizações

O Office 2007 que vem com o XP permite ao usuário o fácil acesso a todo o seu conteúdo, sem confusão, como é o caso com o Openoffice.org. Conexões de Internet sem fio e de banda larga são hoje as mais utilizadas e têm suporte do XP de forma esplêndida, o que é um grande inconveniente no Vista, que tem um suporte de driver mais deficiente. Se você tiver qualquer problema associado ao sistema operacional, você pode simplesmente pesquisar o problema no Google e ver a lista inteira de possíveis soluções para ele. Para a alegria dos usuários, a instalação de qualquer novo hardware ou software e a utilização do XP é muito fácil e conveniente, pois não requer procuras intermináveis por arquivos. Para os viciados em games a boa notícia é que os desenvolvedores de jogos lançam quase todos os jogos de PC em um formato compatível com o XP. Os jogos são extremamente receptivos e altamente confiáveis no Windows XP, que ainda vem com uma instalação padrão de configurações de firewall que são uma bênção para os usuários, porque pôs fim aos antigamente inevitáveis ataques de inúmeros programas maliciosos. A nova característica de recuo do XP é uma verdadeira conquista na linha de sistemas operacionais, pois permite ao usuário descartar um driver novo e voltar ao anterior se os resultados desejados não foram atingidos.

Estética

No geral, o Windows XP tem um visual e uma sensação totalmente novos com a introdução de temas--o que permite que a interface seja trocada de maneira impressionante--, uma característica esplêndida de troca entre múltiplos usuários e funcionalidade remota da área de trabalho, a qual permite aos usuários o acesso aos seus dados através da internet, utilizando qualquer computador que tenha o Windows XP. A nova cara do menu "Iniciar" e a revisão da característica de travar a barra de trabalho são ótimos. A introdução de uma nova tecnologia chamada Clear Type também merece uma menção: a tecnologia de exibição de fonte para telas LCD está embutida no XP. O problema do DLL é retificado ao máximo com o XP, fazendo a instalação de novos aplicativos muito mais fácil, sem a preocupação com problemas em instalações anteriores.

Conclusão

Para concluir, o Windows XP é uma grande conquista da Microsoft, que merece aplausos por ser um dos melhores sistemas operacionais já feitos. A sua tecnologia rápida, fácil de utilizar, com ambiente amigável ao usuário, confiabilidade, durabilidade e, acima de tudo, menos travamentos fazem dele um produto excelente que sem dúvidas ultrapassa o Vista e seus outros predecessores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível