Velocidades de Internet: Downstream Vs. Upstream

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Velocidades de Internet: Downstream Vs. Upstream
Internautas fazem mais download do que upload de dados (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Os termos "downstream" e "upstream", em referência à Internet, são outras maneiras de dizer "download" e "upload". Os fluxos de tráfego downstream são em direção ao usuário e os fluxos de tráfego upstream afastam-se dele. Prestadores de serviços de Internet alocam mais banda larga ao canal downstream do que para o canal upstream. Isso torna as taxas de transferência de dados muito mais rápidas para o tráfego downstream do que para o upstream.

Outras pessoas estão lendo

Uso assimétrico

Um típico usuário de Internet faz mais downloads de dados do que uploads. Isto é, em parte, atribuível ao fato de que os consumidores particulares usam a Internet para baixar arquivos grandes como filmes e músicas. Muitos desses arquivos vêm de servidores e não de usuários particulares. Outra razão é que uma transação padrão da web envolve o cliente, enviando uma solicitação para um servidor por um recurso, como uma página da web, e o servidor responde com os dados solicitados. O pedido nessa transação é apenas algumas linhas de texto. A resposta é uma página da web, que pode incluir imagens e fluxos de áudio e vídeo.

Implantação

O acesso à internet moderno denomina-se ADS, ADSL que significa Asymmetric Digital Subscriber Line. A Digital Subscriber Line trabalha com o princípio de que os usuários de telefone não usam toda a frequência disponível na linha telefônica para ter uma conversa. O sistema executa voz e dados sobre a linha simultaneamente. Empresas perceberam que a transferência de dados downstream era mais importante do que a transferência de dados upstream, eles alocaram mais banda larga ao canal downstream do que para o canal upstream, fazendo com que a velocidade de transferência fosse maior para download do que para upload. Este tratamento desigual dos dois sentidos é o que dá ao sistema ADSL o nome de "Assimétrico".

Método

Uma voz que viaja ao longo de um fio de telefone usa uma faixa de frequência entre 300 Hz e 3,3 kHz. O sistema ADSL aloca 0 a 4 Hz para tráfego de voz. Dados viajam entre 26 kHz e 1100 kHz. Isso deixa uma grande lacuna no espectro entre voz e dados. O canal de dados amplo é dividido entre um canal upstream usando entre 26 kHz e 138 kHz e um canal de downstream usando entre 138 kHz e 1100 kHz. Isso aloca muito mais espaço para dados que viajam para o usuário do que para os dados que viajam do usuário. Como várias formas de dados podem viajar lado a lado, simultaneamente, uma banda de frequência mais larga cria taxas mais rápidas de transferência de dados.

Desempenho

O tratamento desigual dos canais upstream e downstream produz taxas desiguais de transferência de dados. Um serviço ADSL padrão fornece uma taxa de transferência de dados máxima de 3,3 MB por segundo para o upstream e 24 MB por segundo para o downstream. Isso torna a taxa de download mais de sete vezes maior do que a taxa de upload.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível