Como vencer a ansiedade de falar em público

Escrito por sarah terry | Traduzido por mariana mendonça
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Como vencer a ansiedade de falar em público
Aprenda a diminuir sua ansiedade ao falar em público (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O medo de falar em público, ou ''glossofobia'', é um dos medos sociais mais comumente relatados. Muitas pessoas tentam evitar a fala em público em geral, mas para alguns de nós isso é inevitável. Pessoas que têm graus variáveis de ansiedade relacionada com o ato de falar publicamente podem achar difícil superá-la, fazendo com que seja praticamente impossível passar por um compromisso no qual a fala em público esteja envolvida sem que haja muito estresse e nervosismo. Mas existem várias técnicas comprovadas para reduzir e muitas vezes eliminar esta ansiedade.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Equipamento audiovisual (se aplicável)
  • Deza 15 cartões de catalogação de 7 x 12cm

Lista completaMinimizar

Instruções

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    Lembre-se de que o público quer que você seja bem-sucedido. A maioria das pessoas na audiência são aterrorizadas pela ideia de falar em público tanto quanto você, diz Morton C. Orman, MD, em seu artigo "Como vencer o medo de falar em público". Essas pessoas entendem seus medos de constrangimento, humilhação e fracasso. "Eles sentem pena de você", nota o Dr. Orman. Além disso, se você fizer algum erro ou gaguejar durante sua apresentação, seu público provavelmente não vai achar isso tão importante.

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    Explore o local. Reduza seu medo de falar em público ao se tornar familiar e confortável com o lugar em que você vai estar falando. "Chegue cedo e ande pelo espaço, incluindo a área da apresentação", aconselha Lenny Laskowski do LJL Seminars. Pratique a fala no microfone enquanto fica de pé no púlpito. "Dê uma volta no lugar onde a audiência vai estar sentada. Ande de onde você vai estar sentado até o lugar no qual estará falando", ele recomenda. Também pratique o uso de qualquer equipamento audiovisual que você estará usando na sua apresentação. Certifique-se de que o equipamento está funcionando apropriadamente para evitar qualquer tipo de problema técnico durante seu discurso.

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    Defina dois ou três pontos principais. Tentar enfiar informações demais na sua apresentação vai aumentar sua ansiedade e pode entediar sua audiência.

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    Use exercícios de relaxamento. Exercícios provados podem ajudá-lo a facilitar sua fala em público a ser menos estressante e tensa. Sente confortavelmente com suas costas retas, ensina Laskowski. Inspire vagarosamente, segure o ar por quatro a cinco segundos e, então, expire. Relaxe seus músculos faciais ao abrir sua boca e olhos e depois fechando-os com força. Outro exercício efetivo é visualizar a si mesmo falando, de acordo com Laskowski: "Imagine você andando confiante até o palco enquanto o público aplaude. Imagine você falando, sua voz alta e clara e confiante. Quando você se visualiza sendo bem-sucedido, você vai ser", ele garante.

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    Reverta sua energia nervosa. Qualquer pessoa que já experienciou ansiedade durante ou antes de um evento no qual tenha que falar em público, muitas vezes tem sintomas como tremores, rubor, suor, palpitações, voz trêmula e falta de ar. Esses sintomas são resultantes da "resposta de luta ou fuga", que é quando uma descarga de adrenalina o prepara para o perigo iminente. Seu corpo está gerando uma grande quantidade de energia nervosa de acordo com esse fluxo de adrenalina. Mas, "essa mesma energia nervosa que causa o medo no palco, pode ser um trunfo para você", diz Laskowski. "Reverta-a e transforme-a em vitalidade e entusiasmo".

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    Aprenda a aceitar algum nível de ansiedade. Lembre que até mesmo os oradores mais experientes normalmente experienciam algum tipo de excitação do sistema nervoso antes de subir ao palco. Na realidade, um pouco de ansiedade pode fazer com que você seja um orador melhor, pois a energia acumulada ajuda a manter sua mente atenta.

Dicas & Advertências

  • Pratique sua apresentação e revise-a até que você seja capaz de apresentá-la com facilidade, aconselha Laskowski. Se estiver mal preparado, isso só irá aumentar seu nervosismo e sua ansiedade.
  • Defina um objetivo claro. Uma armadilha comum entre muitos oradores é pensar que o objetivo de suas apresentações é fazer com que o público goste deles. "Lembre-se, a essência de falar em público é dar à sua audiência algo de valor", diz o Dr. Orman. "A palavra operativa aqui é dar, não receber". Se você focar sua apresentação em dar ao público o máximo que pode dar daquilo que eles querem, você vai ter uma experiência bem-sucedida e evitará a ansiedade ao falar na frente de tanta gente.
  • Use humor e humildade. Isso vai fazer com que sua apresentação seja mais agradável e divertida para sua audiência, ao mesmo tempo em que vai ajudá-lo a relaxar durante sua fala e a se conectar com o público.
  • Não pense em você como um orador. Seja você mesmo. "Muitos de nós temos visões distorcidas e exageradas do que palestrantes bem-sucedidos fazem'. explica o Dr. Orman. "Muitas vezes assumimos que para sermos bem-sucedidos, precisamos tentar ao máximo incorporar qualidades idealizadas que não possuímos". Mas isso significa tornar-se alguém que você não é.
  • Não use um "roteiro" falado. Nada é mais mundano do que escutar um palestrante lendo um roteiro. Além disso, enquanto sua cabeça estier abaixada e você estier encarando as palavras na página, você não está conectando com seu público. Isso o isola mentalmente, aumentando ainda mais sua ansiedade. Em vez disso, recomenda o Dr. Orman, use de dez a 15 cartões de catalogação que tenham as ideias básicas e pontos que você quer discutir.
  • Não almeje a perfeição. Você não tem que ser brilhante, espirituoso ou perfeito para ser bem-sucedido no seu compromisso para falar em público, insiste o Dr. Orman. "Você pode cometer erros, embolar a língua ou esquecer pedaços da sua fala", ele diz, "a essência da fala em público é dar ao seu público algo de valor."

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