Como fazer uma roda de oleiro

Roda de oleiro

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Fazer artesanato em cerâmica pode ser um passatempo bem caro considerando o preço da argila, dos suprimentos e outros equipamentos necessários, especialmente se você estiver montando um ateliê. Entretanto, você pode economizar fazendo por conta própria alguns dos equipamentos de que precisará. Ao invés de gastar entre R$ 130,00 e R$ 170,00 com uma roda de oleiro, tente fazer a sua usando um motor antigo, madeira compensada e ferramentas.

Vá a um ferro velho

Step 1

Compre um conjunto para roda dianteira

Getty Images/Lifesize/Getty Images

Compre um conjunto para roda dianteira no ferro velho. Peça a algum funcionário para cortar o conjunto logo atrás do suporte de montagem que seria conectado à frente do automóvel. Ele será usado para a montagem da roda de oleiro, em que você terá o aro, mas não o pneu.

Step 2

Você precisará ir a um ferro velho

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

No ferro velho, procure um motor com potência variando entre 1/4 hp a 3/4 hp. Compre então um plugue de conexão industrial com braçadeiras metálicas em uma loja especializada. Conecte o plugue no eixo de movimentação do motor usando as braçadeiras de metal.

Step 3

Use madeira para fazer a estrutura da base da roda

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Use um pedaço de madeira (38 mm x 89 mm) de 90 cm de comprimento para fazer a estrutura da base da roda deixando um espaço livre de 5 cm ao redor dela. As braçadeiras devem estar fixadas nas bordas da estrutura de 38 mm x 89 mm. Fixe o conjunto para roda dianteira nas braçadeiras do lado direito da estrutura da roda de oleiro.

Step 4

A estrutura da roda deve ficar elevada em relação ao solo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Fixe mais dois pedaços de madeira (38 mm x 89 mm) à extremidade da estrutura para que a roda fique elevada em relação ao solo. A seguir, coloque gesso em cima do conjunto para roda dianteira a fim de adicionar um pouco de peso para a colocação da cerâmica.

Step 5

Posicione o motor

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Coloque a madeira medindo 38 mm x 89 mm transversalmente ao centro da estrutura da roda de oleiro certificando-se de que ela está alinhada à parte traseira do conjunto para roda dianteira. Pegue um pedaço de madeira quadrada compensada de 30 cm e fixe-o ao centro da estrutura próximo ao conjunto para roda dianteira. A seguir, monte o motor em cima da madeira compensada utilizando as braçadeiras já acopladas a ele. Alternativamente, você pode usar tiras metálicas compradas em lojas de ferramentas para posicionar o motor caso ele não tenha vindo com braçadeiras.

Step 6

Você controlará a velocidade da roda com o pedal

Ableimages/Lifesize/Getty Images

Posicione o motor para que haja uma abertura na base da roda para o plugue industrial. Faça um furo na extremidade da estrutura que esteja diretamente alinhado ao quadrado de madeira compensada que você utilizou no motor. Usando duas porcas, coloque um parafuso comprido na estrutura e então, sem apertar muito, coloque um pedaço de madeira de 90 cm medindo 19 mm x 38 mm. Com isso, você fará o pedal na base de sua roda. Isso deverá ser feito de forma que uma das pontas da alavanca do pedal esteja sob a madeira compensada mencionada no passo 5, enquanto que a outra ponta fique para fora do lado direito da roda para que você possa controlar a velocidade do equipamento com o pé.

Step 7

Você deve se sentar acima da roda enquanto trabalha com a argila

Ableimages/Lifesize/Getty Images

Construa ou pegue uma caixa de madeira compensada com uma abertura em cima para ser colocada ao redor da roda de oleiro. Isso permitirá que você se sente acima da roda enquanto trabalha com a argila.

eHow Brasil
×