Ventiladores domésticos podem causar incêndio?

Escrito por jason thompson | Traduzido por marcos a. guedes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ventiladores domésticos podem causar incêndio?
Capacitores de ventilador geram calor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A eletricidade produz calor e ele pode às vezes causar incêndios. Ventiladores contam com capacitores grandes para auxiliar na regulagem de seus motores. Visto que os capacitores armazenam eletricidade, eles também possuem a capacidade de gerar calor em situações inadequadas. Isso os torna uma causa de preocupação, o que é ainda mais sério visto que ventiladores geralmente operam por longos períodos e, portanto, aquecem por mais tempo.

Outras pessoas estão lendo

Incêndios causados por capacitores

Um capacitor consiste de camadas de metal separadas por um isolante, como vidro, mica ou cerâmica. Uma camada metálica armazena cargas negativas e a outra armazena cargas positivas. A camada isolante mantém essas cargas separadas para que não se percam. No entanto, alguns capacitores podem apresentar defeitos que provocam um curto-circuito, o que faz com que a eletricidade armazenada atravesse a barreira. Essa corrente elétrica repentina pode gerar calor suficiente para destruir o capacitor, danificar componentes que estejam próximos e até mesmo iniciar um incêndio.

Incêndios causados por ventiladores

A CPSC (agência americana responsável pela segurança dos produtos de consumo) realizou uma pesquisa que mostrou que, entre 1990 e 1998, os ventiladores foram responsáveis por aproximadamente 4.500 incêndios provocados por aparelhos elétricos, 20 mortes, 270 lesões e 55 milhões de dólares em danos à propriedade. A pesquisa não revelou se os casos tiveram relação direta com capacitores. Porém, pode haver bons motivos para se preocupar.

Problemas com capacitores

O T.C. Forensic relata que há evidências de que alguns incêndios causados por ventiladores foram provocados por capacitores danificados. Quando os capacitores de ventilador se quebram, podem derreter o revestimento de plástico onde ficam alojados. Caso haja no alojamento do capacitor marcas de queima ou derretimento, o capacitor do ventilador deve ser trocado. Ele auxilia a inicialização do motor e a troca de velocidades. Se o seu ventilador começar a apresentar problemas de ligação ou de troca de velocidade, verifique se o motor apresenta sinais de plástico queimado ou derretido.

Segurança

No entanto, em 2004, o T.C. Forensic concluiu que incêndios causados por motores de ventilador são muito raros. Isso se dá porque esse tipo de motor é bem ventilado e por isso dissipa o calor muito bem. Mesmo que o capacitor do ventilador se quebre, não conseguirá produzir calor tão facilmente. A CPSC descobriu que motores defeituosos e acidentes causados por erro humano representam uma grande porcentagem da causa de incêndios. Ainda que seja possível que capacitores de ventilador causem incêndios, eles não são os que apresentam maiores riscos. É muito mais importante assegurar que o cabo de alimentação não seja danificado por móveis pesados ou arestas pontiagudas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível