Mais
×

Como verificar a polaridade de um capacitor CC

Atualizado em 20 julho, 2017

Verificar a polaridade de um capacitor de corrente contínua (CC Cap) é necessário antes de ligá-lo a um circuito. Praticamente todos os capacitores eletrolíticos têm polaridade, o que significa que os capacitores têm condutores positivos e negativos, que devem ser orientados corretamente com o fluxo de corrente em um circuito. A instalação de um capacitor ao contrário danificará o circuito. Um capacitor CC comum é um capacitor eletrolítico. Capacitores eletrolíticos variam de tamanho, forma e cor com condutores radiais ou axiais. A polaridade de um capacitor eletrolítico normalmente é verificada checando o tipo de ligação e etiquetando-as no corpo do aparelho.

Instruções

Ligações axiais saem das duas extremidades de um capacitor, enquanto as ligações radiais saem de uma extremidade do capacitor (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Descarregue um capacitor construindo um circuito em série simples em uma placa de montagem, conectando as duas ligações do capacitor com as duas ligações do resistor de 1000 ohm. A polaridade não é um problema neste circuito, com o objetivo de descarregar o capacitor potencialmente carregado antes de usá-lo.

  2. Determine se o capacitor é do tipo com ligações axiais verificando suas ligações. Capacitores do tipo axiais indicam a polaridade de forma diferente dos capacitores do tipo com ligações radiais. Verifique se uma extremidade é de metal exposto e a outra revestida de plástico; a extremidade de metal exposto geralmente indica a extremidade cátodo (negativo) de um capacitor do tipo axial. Verifique as etiquetas impressas no corpo do capacitor; uma linha rodeando uma extremidade de um capacitor de ligação axial indica a extremidade negativa. Um sinal de menos (-) pode ou não estar presente. A presença de um ou mais desses indicadores é uma verificação adequada para determinar as extremidades negativas e positivas (polaridades) de um capacitor CC.

  3. Determine se o capacitor é do tipo com ligações radiais verificando suas ligações. Capacitores com ligações radiais indicam sua polaridade de forma diferente dos do tipo axial: uma extremidade de metal exposto em um capacitor com ligações radiais não indica polaridade, assim como em um capacitor axial. Compare o comprimento dos fios, o terminal mai longo é normalmente o indicativo de ligação Ânodo (positivo). Observe com uma lupa todas as marcações impressas no corpo do capacitor: uma faixa ao longo do comprimento do capacitor radial indica qual ligação é a negativa. Um sinal de menos normalmente acompanha a faixa. A presença de uma faixa indicadora apontando para uma ligação -- com ou sem o sinal de menos -- é uma verificação adequada para determinar as extremidades positiva e negativa (polaridades) do capacitor CC.

Dicas

  • Se um capacitor eletrolítico não tiver um indicador de polaridade, ele pode ser apolar e deve ser pesquisado antes de usar. Encontre o site do fabricante, para obter informações sobre as especificações do capacitor e para determinar a polaridade.

Aviso

  • Apesar de a maioria dos fabricantes de capacitores aderir às mesmas designações de polaridade em seus capacitores, alguns preferem indicar a ligação positiva em vez da negativa. Se a polaridade não estiver clara, não ligue o capacitor a um circuito. Um capacitor ligado na orientação errada é um perigo de incêndio em potencial.

O que você precisa

  • Placa de montagem eletrônica
  • Resistor de 1000 ohm
  • Fio de conexão
  • Lupa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article