O que causa o estufamento de capacitores eletrolíticos?

Escrito por amy rodriguez | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa o estufamento de capacitores eletrolíticos?
Capacitores eletrolíticos podem estufar ou explodir por diversos fatores (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Todo dispositivo eletrônico, desde celulares até sistemas de som, usam componentes de projetos complexos para a criação de circuitos funcionais. A eletricidade que flui por um circuito precisa ser manipulada para permitir que o usuário ligue para um amigo ou ouça músicas. Capacitores são componentes eletrônicos básicos que são encontrados em quase qualquer dispositivo. No entanto, componentes específicos, chamados de capacitores eletrolíticos, podem ser propensos a estufarem.

Outras pessoas estão lendo

Características dos capacitores eletrolíticos

Os capacitores eletrolíticos têm formato cilíndrico com dois terminais polarizados que se estendem na PCI (placa de circuito impresso). A eletricidade flui pelo circuito e encontra um capacitor eletrolítico, que funciona como um armazém de energia elétrica, retendo uma porção da eletricidade que passa por ele e permitindo que outra parte passe para o próximo componente conectado. Uma aplicação comum desse tipo de capacitor é em amplificadores. Os capacitores armazenam a energia elétrica que passa, causando menos ruído elétrico que poderia prejudicar o som que sai do amplificador.

Posicionamento incorreto

Capacitores eletrolíticos podem romper ou explodir facilmente caso sejam posicionados incorretamente no circuito. Esses capacitores são polarizados, o que requer que a eletricidade flua de um terminal para o outro em uma direção específica. O capacitor pode literalmente explodir se os terminas forem conectados ao contrário no PCI.

Corrente excessiva

Dependendo do valor de capacitância individual, os capacitores eletrolíticos podem estourar ou explodir por causa de corrente excessiva que atravessa o circuito. O capacitor pode armazenar apenas uma porção da corrente especificada que flui em um circuito e corrente em excesso pode romper as placas de condução internas do capacitor, o que cria um componente estufado.

Idade do componente

A estrutura interna do capacitor eletrolítico consiste em duas placas condutoras separadas por um isolante, ou dielétrico. O material dielétrico é geralmente uma placa úmida e com o passar do tempo, a pasta dielétrica pode secar. A perda de umidade permite que o capacitor sobreaqueça muito durante o uso e como resultado, ele estufa ou explode por causa do excesso de calor.

Estufamento normal

Esse tipo de capacitor também pode estufar, mas não explodor, em condições normais. Quando um dispositivo eletrônico é desconectado da energia, a eletricidade armazenada dentro dos capacitores é descarregada. Se o usuário ouvir com atenção os ruídos no dispositivo, especialmente em grandes capacitores, ele irá ouvir pequenos estalos indicando que a eletricidade está sendo dissipada dos componentes conforme o PCI se desenergiza.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível