×
Loading ...

Razões pelas quais as tomadas elétricas não funcionam

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os sistemas elétricos são instalações domésticas complicadas, com uma série de peças em funcionamento. Às vezes, essas peças quebram ou tem um mau funcionamento, fazendo com que a energia elétrica para parte ou a totalidade de uma casa pare de fluir. As tomadas elétricas podem parar de funcionar por uma série de razões, que envolvem algum aspecto do circuito elétrico, mesmo que apenas a própria tomada.

Uma tomada elétrica pode parar de funcionar por uma série de razões (electrical outlet image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Sobrecarga de circuito

O fluxo elétrico através de um circuito pode ser interrompido devido a um fusível queimado ou ao mau funcionamento de um disjuntor. Ambos existem para evitar o superaquecimento da fiação ou incêndios elétricos. Uma sobrecarga ocorre quando há muita corrente viajando através de um fio, o que faz com que ele esquente. Um fusível é projetado para derreter e quebrar-se quando há uma sobrecarga, causando, assim, uma falha no circuito. Este é um dos motivos pelo quais uma tomada elétrica pode não estar funcionando. Um disjuntor também é projetado para responder a uma sobrecarga, desligando a energia elétrica para o circuito envolvido. O fusível tem de ser substituído, mas um disjuntor pode ser rearmado manualmente.

Loading...

Circuito aberto

Uma tomada pode não estar funcionando se houver uma abertura no circuito ao qual ela está ligada. Isto é um ponto no circuito onde uma corrente elétrica é incapaz de passar. A razão mais comum para que isso aconteça é por causa de um fio solto, o que poderia ser a causa da falha de uma ou mais tomadas elétricas. Um circuito aberto também pode ocorrer se um fio se deteriorou ou se houver algum tipo de rompimento ou lacuna na fiação.

Curto-circuitos

Um curto é outra razão para um disjuntor desarmar, cortando o fluxo de eletricidade de um circuito e fazendo com que uma ou mais tomadas elétricas parem de funcionar. Quando um fio fica quente, um curto pode ocorrer quando uma conexão inesperada se forma entre um fio terra ou qualquer outra coisa que faça um caminho para a terra. Isto fará com que uma parte ou toda a energia corra para fora do circuito, derrubando, assim, um disjuntor. Se o circuito também tiver um dispositivo de interrupção da ligação à terra, ele também cortará o circuito da mesma maneira que o disjuntor

Tomada com defeito

Uma tomada elétrica mal instalada, com defeito ou corroída, também pode não funcionar. Felizmente, elas são baratas e fáceis de substituir. Caso verifique que um fusível queimado ou uma caixa de disjuntor desarmada não são responsáveis pelo não funcionamento de uma tomada, considere a própria tomada. Desligue o circuito ao qual ela está ligada, retire-a e verifique se os fios estão ligados corretamente. Fios soltos ou faltando podem ser a causa. Se não forem, substituir a tomada provavelmente será a solução.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...