Mais
×

Como se vestir para canoagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando você for a uma viagem para canoagem, lembre-se que usar as roupas certas é essencial para sua segurança, para permanecer mais ou menos seco e confortável. Os passos seguintes indicam um guia para planejar e selecionar o vestuário apropriado para a canoagem.

Instruções

Roupas e equipamentos certos são importantes para a sua segurança (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Planeje o que você vestirá de acordo com a localização e a previsão do tempo. Em tempo quente, se a água for relativamente quente, você poderá usar bermudas ou calças, que secam rapidamente, com uma camiseta. É bom levar uma camiseta de mangas compridas, mesmo que o tempo esteja quente, caso você precise de proteção conta insetos.

  2. Vista-se confortavelmente quando você planeja fazer canoagem em um rio agitado ou em tempo frio. Use roupas para se proteger da água fria, porque durante a atividade, muita água pode ser espalhada e a hipotermia pode atingir remadores que não forem cuidadosos.

  3. Use uma camada base de roupa, a mais próxima da sua pele, utilizando tecidos que retenham pouca água, caso fiquem molhados. Bons tecidos para essa camada incluem poliéster ou seda. Roupas de algodão devem ser evitadas.

  4. Depois da camada de base vem uma que aquecerá. Lã ou velo irão lhe isolar do frio. Você precisará de calor e proteção contra o vento.

  5. Use jaquetas e calças como a sua próxima camada. Em tempos frios ou se for encontrar águas agitadas, você talvez possa comprar ou alugar uma roupa seca, que irá isolar a água. Roupas secas são à prova de água, vestimentas revestidas que têm juntas nos punhos e no pescoço para impedir a entrada da água.

  6. Escolha sapatos que não entrem pedras e areia. Em tempo quente, você pode usar sandálias, chinelos para água ou até um par velho de tênis. Mas em tempo frio, é inteligente usar botas longas de borracha.

  7. Alugue ou compre um capacete se for fazer canoagem em águas agitadas para se proteger contra pedras que podem aparecer. Leve seu repelente de insetos e protetor solar.

  8. Use um chapéu para proteger do sol e de outros elementos. Um boné é suficiente quando o tempo estiver quente e um chapéu de lã é bom para o tempo frio. Qualquer chapéu que você usar deve ter uma cinta para que fique na sua cabeça quando as coisas ficarem agitadas.

  9. Determine se as roupas que você usa oferecem boias para flutuar. Leis estaduais variam quanto a utilização desses equipamentos, mas na ausência de uma lei estadual, a lei federal requer que crianças abaixo de 13 anos utilizem boias em embarcações.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article