O que deve se vestir em uma sauna?

Escrito por chris blank Google | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que deve se vestir em uma sauna?
As vestimentas adequadas para a sauna dependem de onde ela está localizada (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

A sauna foi inventada na Finlândia e persiste como um aspecto essencial da cultura do país até os dias atuais. Agora, ela é usada em vários lugares do mundo; entretanto, a etiqueta em saunas varia um pouco fora de seu país de origem. As vestimentas adequadas em um desses locais depende no fato da pessoa estar ou não na Finlândia quando participa do ritual.

Outras pessoas estão lendo

O que é a sauna?

A sauna é um ritual no qual as pessoas se sentam em um cômodo aquecido, onde a umidade é mantida ao se derramar água sobre pedras quentes. Cada pessoa decide quanto tempo quer ficar dentro da câmara quente, mas a ideia é ficar por tempo suficiente para suar copiosamente. Durante o inverno, o tempo dentro de uma sauna é alternado com um banho em água extremamente gelada ou algum tempo na neve. Durante o verão, os participantes batem em si mesmos delicadamente com ramos e folhas de bétula para aumentar a circulação em seus corpos. Cada pessoa alterna entre a câmara quente e a água fria ou folhas de bétula várias vezes, e as sessões geralmente duram uma hora ou mais.

Etiqueta de sauna finlandesa

A etiqueta de saunas finlandesas pede que cada pessoa tome uma ducha antes de entrar no cômodo. Os participantes devem levar uma toalha, não para cobrir o corpo, mas sim para colocar nos bancos aquecidos enquanto estiver lá dentro, tanto por motivos higiênicos quanto pelo conforto. Na Finlândia, a sauna é sempre feita sem roupas. As mulheres ocupam a câmara primeiro, depois os homens. Saunas coletivas são muito incomuns, exceto quando realizadas por pessoas que se conhecem extremamente bem.

Etiqueta de saunas coletivas

Fora da Finlândia, a sauna coletiva é comum. Na Escandinávia, Alemanha, Áustria e Europa oriental, a maioria delas é feita sem roupas. Por outro lado, os rituais na Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha não permitem a nudez em saunas coletivas. Nos Estados Unidos, trajes de banhos são exigidos em todos os momentos do ritual em câmaras coletivas.

Etiqueta de saunas do mesmo sexo

Na maioria dos países europeus, saunas de mesmo sexo tendem a ser realizadas sem roupas e as pessoas devem sentar sobre toalhas enquanto estiverem lá dentro. A exceção é nos Estados Unidos, onde a nudez não é permitida em lugares públicos. Na Rússia, onde a maioria das saunas são mais quentes do que no resto da Europa, os cômodos tendem a ser para um único sexo.

Considerações finais

Quando a etiqueta da sauna pede pela nudez, não obedecer é considerado desrespeito. Quando uma pessoa cobre seu próprio corpo, os outros participantes do ritual podem se sentir desconfortáveis. No entanto, é aceitável utilizar uma toalha nas áreas públicas do lado de fora da sauna. Nos Estados Unidos, o traje de banho é exigido para a realização desses rituais. Entretanto, ele deve deixar a maior área possível exposta, mantendo-se dentro das exigências da lei. A ideia da sauna é limpar os poros, o que só pode ser feito quando eles estão expostos ao ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível