Mais
×

Como usar vinagre para clarear o cabelo

Atualizada February 21, 2017

Você já deve ter ouvido falar que o vinagre pode ser usado para purificar e hidratar o cabelo. Ele também é um ingrediente muito usado para clarear o cabelo em casa. Você não precisa de tintas caras de salão para alcançar um tom mais claro e brilhante do seu cabelo quando pode fazer isso de forma fácil e barata com vinagre.

Instruções

Use vinagre para clarear o cabelo (Getty Images)
  1. Enxague seu cabelo com vinagre antes de lavá-lo com xampu. O vinagre irá ajudar a remover resquícios de outros produtos e também dará um brilho natural a ele.

  2. Ferva duas xícaras de água em um pote pequeno, adicione duas colheres de sopa de vinagre de cidra e espere quinze minutos. Deixe ele esfriar e, depois de enxaguar o xampu, passe a mistura pelo cabelo.

  3. Use vinagre branco para destacar mechas loiras e clarear seu cabelo. Vinagre de cidra de maçã irá destacar tons de ruivo.

  4. Misture uma parte de vinagre e uma parte de suco de limão em uma garrafa borrifadora. Para mechas realçadas, retire partes do seu cabelo e borrife com a mistura. Para clarear ele completamente e deixá-lo brilhante, borrife todo o cabelo. Deixe agir por dez minutos ou mais. Para aumentar os efeitos da mistura, fique algum tempo tomando sol.

  5. Enxague seu cabelo com vinagre sempre que quiser, dependendo da condição dele. Muitas pessoas podem fazer isso três vezes por semana, enquanto outras devem usá-lo apenas uma vez por semana. Conheça seu cabelo — para a maior parte das pessoas, o vinagre dá maciez e brilho.

  6. Deixe o vinagre ficar no seu cabelo de 10 a 20 minutos para clareá-lo ainda mais se você tiver tempo. Depois, enxague com água morna. O cheiro do vinagre deve evaporar conforme seu cabelo seca.

  7. Misture meia xícara de vinagre e meia xícara de molho de soja para adicionar uma cor sutil a cabelos escuros.

Dicas

  • O vinagre restaura o pH adequado do seu cabelo e também suaviza as cutículas.
  • O vinagre é conhecido por domar cabelos crespos por causa de seu efeito suavizador.
  • Este tratamente é lento se comparado a processos industrializados, mas é mais suave. Você talvez precise esperar alguns meses antes de alcançar o resultado desejado.

Avisos

  • Quando você colocar o vinagre no cabelo, tenha cuidado para não deixar cair nos olhos. Ele também pode queimar peles sensíveis, então evite deixá-lo cair em sua pele também.
  • O vinagre não pode remover tintura de cabelo. Ele não irá retirar a cor como descolorantes químicos fazem. O efeito do vinagre é mais sutil.

Coisas Necessárias

  • Vinagre de cidra, vinho tinto ou branco
  • Água
  • Um pote para ferver
  • Suco de limão (opcional)
  • Garrafa borrifadora (opcional)
  • Molho de soja (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article