Vitaminas que vegetarianos devem tomar para evitar a queda de cabelo

Escrito por mary kenney | Traduzido por ana simoes
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Vitaminas que vegetarianos devem tomar para evitar a queda de cabelo
Apesar de saudável, a dieta vegetaria pode ser deficiente em algumas vitamínas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

As dietas vegetarianas são geralmente saudáveis, mas podem ser propensas a deficiências em certas vitaminas. Infelizmente, algumas vitaminas que muitos vegetarianos às vezes não ingerem o suficiente, incluindo zinco, vitamina B12, vitamina D e ferro, podem contribuir para a queda de cabelo. Para ajudar a evitar esse problema ou para ajudar o cabelo a recuperar sua saúde e crescimento, incorpore suplementos vitamínicos apropriados como parte de sua dieta vegetariana saudável e equilibrada.

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Verifique seu peso

Houve muita ou pouca perda de peso recentemente? De acordo com Suzanne Havala da Vegetarian Times, "Quando a dieta é a causa da queda de cabelo, o culpado mais provável é a mudança repentina de peso." Isso porque os folículos capilares passam por ciclos de crescimento. Em tempos de estresse, incluindo perda de peso repentina, alterações hormonais após uma gravidez ou estresse emocional, esses folículos entram em um ciclo dormente, resultando em perda de cabelo. Se existe a perda de cabelo e a pessoa passou por um período estressante, nenhuma vitamina específica irá ajudar. O corpo acabará por voltar ao seu ritmo natural e o crescimento do cabelo será retomado. Enquanto isso, é bom manter uma dieta saudável, bem equilibrada e tomar um bom suplemento multivitamínico.

Verifique sua dieta

Você se tornou um vegetariano recentemente? Sua dieta vegetariana está equilibrada ou é apenas uma: "salada ou queijo"? Alguns vegetarianos, especialmente os novos, não comem uma ampla gama de alimentos. Comer muitos alimentos de baixa caloria, como vegetais crus, pode resultar em perda de peso e, com isso, a perda de cabelo. Comer alimentos lácteos ricos em gordura pode resultar em consumir poucas vitaminas importantes de outras fontes. Ingerir pouca proteína pode levar à queda de cabelo. Certifique-se de que sua dieta diária inclui diversas frutas e legumes, vários grãos integrais e fontes de proteína como feijão, legumes, nozes e produtos de soja. Consulte o Guia de Alimentação Vegetariana na seção Referências.

Escolha um bom multivitamínico

Mesmo comendo refeições balanceadas todos os dias e mantendo o peso adequado, é aconselhável incluir um multivitamínico na dieta. Olhe para os rótulos multivitamínicos cuidadosamente para ter certeza de que eles contêm boas fontes de zinco, vitamina B12, vitamina D e ferro (quantidades recomendadas são de 15-20 mg de zinco, 2,4 mcg B12, 5-15 mcg de vitamina D, e 15 mg de ferro). Preste atenção também à fonte de vitamina A no multivitamínico. De acordo com o Dr. Bill Harris, a forma de vitamina, a chamada de palmitato de retinol, em alguns multivitamínicos pode levar à perda do cabelo. Escolha as multi-vitaminas que têm beta caroteno como fonte de vitamina A. Tome o multivitamínico com um alimento rico em vitamina C, o que irá aumentar a absorção de ferro no sangue. Não exagere na ingestão de suplemento vitamínico, pois ele pode ser tóxico se tomado em grandes quantidades.

Ingira ácidos graxos essenciais

A deficiência em ácidos graxos essenciais pode levar à perda de cabelo. Esses ácidos incluem os ômega-6 e ômega-3. Enquanto a maioria dos vegetarianos obtém o suficiente de ácidos ômega-6, são muitas vezes deficientes em ômega-3. As dietas vegetarianas devem ser equilibradas em ácidos graxos essenciais, com a proporção ideal em torno de três paraum (ômega-6 para ômega-3). A linhaça é uma excelente fonte alimentar de ômega-3, mas existem muitos suplementos nas farmácias também.

Consulte um profissional da saúde

Se a queda de cabelo persistir mesmo seguindo as estratégias neste artigo, é possível que haja algum outro problema físico, portanto, vá ao um médico para certificar-se de que está tudo bem.

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